Lançamento do primeiro ser vivo ao espaço completa 60 anos

imagemHavana (Prensa Latina)

Em 03 de novembro completaram-se 60 anos do lançamento do primeiro ser vivo ao espaço, a famosa cadela Laika, enviada na nave Sputnik 2 como parte do programa espacial da então União Soviética.

O Sputnik 2 foi a segunda nave espacial posta em órbita ao redor da Terra, em 3 de novembro de 1957.

Era uma cápsula cônica de quatro metros de alto com uma base de dois metros de diâmetro.

A mesma continha vários compartimentos destinados a alojar transmissores de rádio, um sistema de telemetria, uma unidade programável, mais um sistema de controle de regeneração e temperatura em cabine e instrumental científico.

Em uma cabine sellada e separada do resto viajava a cadela Laika, cujo nome original era ‘Kudryavka’, e pesava uns seis kilogramos.

A cabine presurizada do Sputnik 2 permitia-lhe estar deitada ou em pé e estava acolchada. Um sistema regenerador de ar provia-lhe de oxigênio; a comida e o água encontravam-se em forma de gelatina.

Laika estava sujeita com uma carteira recolhia os excrementos, e uns eletrodos monitoravam os sinais vitais.

Um primeiro relatório telemétrico cedo indicou que a cadela estava agitada no espaço mas comia. Não tinha possibilidade de volta à Terra, por isso se planejou a sacrificar após 10 dias em órbita.

No entanto, em outubro de 2002 revelou-se por fontes russas que Laika tinha morrido às poucas horas, devido ao sobre-aquecimento e o stress.

A missão forneceu aos cientistas os primeiros dados do comportamento de um organismo vivo no meio espacial.

oda/nvo/bj

http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=11923&SEO=lancamento-do-primeiro-ser-vivo-ao-espaco-completa-60-anos