Trump, desgastado, atrapalha até o capital

imagemOLHAR COMUNISTA – 16/11/2017

Cresce, nos Estados Unidos, a insatisfação com a atuação do presidente Donald Trump. As consequências são múltiplas: nas eleições regionais realizadas recentemente, houve vitórias expressivas dos Democratas; nas redes de TV, Trump é denunciado por obstruir a Justiça e descrito como mentalmente instável, não confiável para comandar o país e ter, nas mãos, os códigos para o disparo de armas nucleares. Fala-se, abertamente, na possibilidade de impeachment.

imagemO desgaste do presidente norte-americano se dá em todas as esferas. Na área ambiental, os EUA passaram a assumir uma postura mais agressiva contra todas as iniciativas internacionais em busca de um acordo definitivo sobre as emissões de CO2 e outros elementos – chave para o enfrentamento da crise; as posturas belicistas em relação à Coreia do Norte geram um clima de tensão crescente e temor quanto à deflagração de um conflito nuclear na região, de consequências imprevisíveis. Declarações de guerra comercial em relação à China e à Europa, ações para retirar direitos de imigrantes e estímulo ao ódio racial, para desmontar o seguro-saúde criado por Obama – o Obamacare – e para retomar integralmente o bloqueio a Cuba são apenas alguns dos elementos que reforçam, mais e mais, a rejeição popular ao presidente.

Como pano de fundo, há o isolamento político dos EUA, resultante das ações de Trump, que dificultam bastante os negócios das empresas americanas e acabam por favorecer indiretamente empresas de outros países na concorrência internacional.