Paraguai: fascistas atacam sede do Partido Comunista

imagemABC/Partido Comunista Paraguaio/Resumen Latinoamericano
9 de novembro de 2017.

Desconhecidos atacaram a sede do Partido Comunista Paraguaio, rabiscando frases ofensivas em suas paredes, denunciaram membros da organização. Membros contam que foi deixado um vídeo no qual supostos “fascistas” reivindicavam o feito.

Presume-se que o ataque foi na quinta-feira, 17 de novembro, à noite, pois os grafites e escritos foram encontrados ao amanhecer de sábado, quando alguns dos integrantes da organização partidária chegavam à sede do partido (Brasil entre España e José Berges).

Entre as frases ofensivas que podiam ser lidas nas paredes do partido, se encontraram “Assassinos, EPP”, “Morte aos vermelhos”, entre outras injúrias e ameaças.

Além disso, os autores teriam deixado no lugar um vídeo no qual se pode escutar uma pessoa cantando uma canção que faz loas ao fascismo e à destruição dos “bolches”, enquanto vai filmando as frases que pintaram nas paredes. No vídeo não é possível ver nenhum rosto, só se escuta uma voz masculina cantando. É desconhecido até o momento as circunstâncias nas quais estas pessoas fizeram chegar aos afetados o material no qual reivindicam o ato.

Comunicado do Partido Comunista Paraguaio ante estes graves acontecimentos:

Novo ataque fascista contra a democracia

Entre a noite e a madrugada de ontem, quinta-feira, 17 de novembro, um grupo autoproclamado fascista atentou contra a sede de nossa organização em Assunção, pintando difamatórias e ameaçadoras consignas como “morte aos vermelhos” e “fora o EPP”. Também destruíram um mural artístico comemorativo do “Centenário da Revolução Bolchevique”, realizado coletivamente dias atrás em frente a nossa sede. Ao concluir esta ação, um dos integrantes do grupo gravou um vídeo entoando uma marcha Nazi, com conteúdo anticomunista que, horas depois, foi divulgado a partir da página de Facebook “Identitarios Paraguay” (Ver vídeo: https://goo.gl/yGQ5GD), onde também foram publicadas fotografias da ação.

Este ataque, além de uma agressão de ódio e intolerância, constitui os delitos de difamação e apologia do delito ao promover o assassinato de pessoas por sua opinião política.

Não é a primeira vez que grupos intolerantes atentam contra nosso local. Em maio de 2014, denunciamos ante o Ministério Público uma agressão similar, que naquela ocasião incluiu quebra de vidros, além de grafites similares as desta ocasião. Até a data, não recebemos notícias de avanços na investigação deste fato. (Ver notícia: https://goo.gl/YqgEKC)

Este novo ataque, constitui um grave atentado contra a vigência da fraturada democracia do Paraguai das presas e presos políticos, da perseguição às mídias comunitários e alternativas, do assassinato a jornalistas, da perseguição à oposição política em geral e de esquerda em particular, da concentração de terras, da censura institucional a debates tão básicos como de gênero, educação e diversidade sexual, em síntese, o Paraguai de uma democracia restringida em transição para uma ditadura com eleições fraudulentas e de fachada.

Conhecemos a identidade dos autores deste ataque e estamos analisando as medidas legais correspondentes, para sentar um novo precedente, no entanto, solicitamos ao Ministério Público que investigue este atentado e estabeleça a responsabilidade penal de seus responsáveis.

Agradecemos as múltiplas expressões de solidariedade para com nossa organização e de repúdio a este grave fato que afeta os princípios mais básicos da democracia.

Partido Comunista Paraguaio

18 de novembro de 2017

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=euPT_YOmzNk

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/11/19/paraguay-grupo-de-fascista-atacaron-al-partido-comunista-paraguayo/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)