Nota de solidariedade do PCB-SC ao acampamento Marcelino Chiarello

Nota de solidariedade do PCB-SC ao acampamento Marcelino ChiarelloHá mais de um ano e meio, quase 200 famílias sem terra ocuparam uma área pública entre os municípios de Faxinal dos Guedes e Xanxerê, na região oeste de Santa Catarina. A área pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), porém há mais de 30 anos vem sendo explorada ilegalmente por uma das famílias oligarcas do estado, através da empresa Sementes Prezzotto.

No período em que estiveram naquele espaço, as famílias sem terra deram àquela área sua verdadeira função social: produção de alimentos de qualidade. Porém, na última quarta-feira, dia 29/11, novamente o estado capitalista demonstrou a quem serve e não teve escrúpulos ao usar todo seu aparato repressivo para destruir mais 250 hectares de terra plantados e expulsar as famílias de trabalhadores e trabalhadoras com o pouco de bens que tinham sob os barracos de lona preta. Mães e pais de família foram humilhados com o uso de cães e cavalaria da polícia militar catarinense, tratados como criminosos e terroristas. Nessa multidão de sem terras, sem tetos, sem pão, sem trabalho estavam diversas crianças, entre elas um bebê nascido há 3 dias. Impedidas de trabalhar, essas famílias foram constrangidas a abrigarem-se por tempo indeterminado em um ginásio da cidade.

O PCB-SC vem a público manifestar sua incondicional solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do campo em luta pela terra. Luta essa que é histórica em um país como o Brasil, onde o lobby dos grandes latifundiários ainda domina o cenário político e tem grande influência nas instituições do estado.

TODO APOIO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO ACAMPAMENTO MARCELINO CHIARELLO!

Socialização da terra ou barbárie!
Por pão, trabalho, terra e moradia.
Pelo Poder Popular!

Nota de solidariedade do PCB-SC ao acampamento Marcelino Chiarello