“Declaro ter feito um aborto”, dizem mulheres em apoio a Rebeca Mendes

Declaro ter feito um abortoOLHAR COMUNISTA – 13/12/2017

Cento e setenta e duas mulheres, em sua maioria artistas e intelectuais conhecidas, assinaram e divulgaram um manifesto de apoio a Rebeca Mendes e de repúdio ao Projeto de Emenda Constitucional 181, que proíbe o aborto em qualquer situação. Rebeca Mendes entrou com uma ação no Supremo tribunal Federal, pedindo autorização para fazer um aborto que não se enquadra em nenhuma das três situações permitidas pela lei atual (anencefalia, estupro e risco de vida da gestante).

Olhar Comunista 445Rebeca, que alegou limitações de ordem financeira para sustentar um terceiro filho e estar sob estresse psicológico, revelou ter sido hostilizada em sua própria residência por um militante pró-proibição total do aborto. Na semana passada, decidiu fazer a intervenção na Colômbia, país que tem uma legislação menos restritiva à prática.

O manifesto, assim como a ação movida por Rebeca Mendes, é um ato de coragem contra a ofensiva conservadora e obscurantista que enfrentamos no Brasil, que tenta destruir conquistas sociais e democráticas tão duramente conquistadas nas últimas décadas. É um exemplo a ser seguido pelos movimentos sociais e organizações políticas que lutam por igualdade e justiça.