Protestos crescem em Honduras após resultados eleitorais

Protestos crescem em Honduras após resultados eleitoraisPrensa Latina

Os protestos se multiplicaram segunda-feira em Honduras, depois que o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) oficialmente deu como vencedor das eleições realizadas em 26 de novembro o presidente Juan Orlando Hernández

TEGUCIGALPA – Os protestos se multiplicaram segunda-feira em Honduras, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficialmente deu como vencedor das eleições presidenciais realizadas em 26 de novembro o atual presidente Juan Orlando Hernández.

Na capital e em várias cidades do país, os cidadãos foram às ruas e, desde as primeiras horas, mantiveram bloqueios em rodovias e estradas em protesto a esse resultado, pois trata-se de uma fraude orquestrada por Hernandez em cumplicidade com o TSE.

Segundo o Tribunal, o atual presidente obteve 42,95% dos votos, enquanto o representante da Aliança de Oposição contra a Ditadura, Salvador Nasralla, chegou a 41,42%.

Por outro lado, a Aliança lamentou a posição da Missão de Observação da União Europeia, considerando que esta corroborou a fraude eleitoral contra Nasralla.

A Aliança também condenou a posição da Organização dos Estados Americanos, que reconhece as irregularidades e inconsistências do processo eleitoral, convidou Nasralla para Washington e, neste ínterim, a fraude foi confirmada, com o TSE declarando Hernández como o vencedor .

“Eles enganaram Salvador Nasrall levando-o para Washington”, afirmou a Aliança da Oposição em um comunicado.

Além disso, a oposição pede ao povo que não acredite em nenhuma das versões de notícias emitidas pelo governo e que a coordenação geral da Aliança manterá a população devidamente informada das decisões que adotar.

Por sua vez, o ex-presidente Manuel Zelaya apelou ao povo para manter a mobilização, no uso do disposto no artigo III da Constituição da República. “Foi derrotado o regime vergonhoso, injusto e fraudulento de Hernandez.”

http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=13026&SEO=crescem-protestos-em-honduras-depois-de-resultados-eleitorais

Categoria
Tag