Argentina: provocação policial e misoginia

Argentina: provocação policial e misoginiaResumen Latino-americano

Não só as mudanças no sistema de aposentadoria tornaram evidente que as vidas das mulheres são desvalorizadas, mas também os modos de repressão exibiram a crueldade da misoginia.

Por Sebastián Lacunza

Com as mãos presas ao chão, cercada por dez policiais, uma mulher gritou com todas as forças: “Agora diga na minha cara o que você me disse. Você, filho da puta, me diga aqui. ” Localizado a poucos metros de distância, um policial manteve o sorriso e desviou o olhar.

Eram 16:40 na segunda-feira. Enquanto os deputados retomaram a sessão para reduzir o aumento das pensões, a anatomia do momento na intersecção da Avenida de Mayo com Sáenz Peña proporcionou uma imagem renascentista. Em uma esquina, cerca de seis mulheres do Projeto Comunitário denunciaram, entre gritos, que tinham sido espancadas e levados presos todos os homens e duas companheiras do grupo. Atravessando o centro da avenida, policiais moviam-se em direção à praça e, a meio quarteirão de distância, um grupo da Frente Darío Santillán se refugiava no corredor de um prédio. A trezentos metros do rio, perto de 9 de julho, as detenções foram incessantes.
A Plaza de los Dos Congresos testemunhou o que aconteceu: entulhos perto das cercas foram lançados durante duas horas por cerca de 300 pessoas, e dezenas de banners, cartazes e pares de sapatos abandonados eram a demonstração do tumulto gerado pela repressão, que então havia alcançado níveis pouco habituais de descontrole.

Os gritos da mulher continuaram a fazer alarde: “Venha, cagão, covarde!”. No meio do tumulto, um menino tentou se aproximar da mulher detida. Ao empurrar com escudos e batendo com as longos armas contra o chão, a polícia criou um cerco.

Dois auxiliares de um posto de saúde foram ajudar. Com eles, veio o jovem que estava lutando para se aproximar, enquanto manifestantes isolados exigiam a libertação da mulher. Cerca de dez minutos depois, Paula Urbandt, 41, recuperaria sua liberdade e calma. Ela saiu caminhando em direção a avenida 9 de julho com o jovem que veio em seu socorro. Era seu filho, Matthew Ressi, 18.

Mãe e filho participaram da manifestação contra o ajuste das pensões, com a ideia de se separar uma vez na praça. Paula, uma psicóloga social que trabalha com o padre Pepe Di Paola nas moradias de José León Suárez e nas prisões de Buenos Aires, planejava encontrar um irmão e colegas de trabalho; Mateo se juntaria a amigos do centro de estudantes da escola pública Federico García Lorca em La Paternal.

Quando a manifestação terminou, às 16:00, Mateo e Paula se refugiaram na estação do metrô Sáenz Peña A. Eles embeberam bicarbonato na área nasal, como muitos, para neutralizar o impacto do spray de pimenta, que foi jogado pela polícia dos telhados dos edifícios.

Lá eles esperaram um pouco e, ao sair do metrô, foram abordados pelas forças de segurança, que no dia seguinte seriam elogiadas por Mauricio Macri e Horacio Rodríguez Larreta.

“Nós partimos e encontramos duas linhas policiais. Quatro deles começaram a repreender Mateus: “o que você tem nos seus olhos?” “Oh, eles te jogaram gás. Que fizeste?’. Eu olho para Mateo e eu digo: ‘não reaja’. Eles começaram a bater nele no pescoço. Fui abordada pelo policial que mais me provocou e ele começa a me dizer “cadela”, o que você está fazendo aqui? Me diga puta, você não quer empurrar-me?, Empurre-me,’. Ele me beijou, piscou e se aproximou “, disse Paula, com uma serenidade incrível, momentos depois de ter sido libertada.

Ela tem ideias claras e uma voz suave, que aparentemente pode gerar um movimento sísmico em circunstâncias extremas. Paula continuou com sua história: “Outro policial disse: ‘espera até eu te tocar’ “. Mas eu vi que eles queriam parar meu filho e eu comecei a bater no escudo. Mateo é dependente de insulina e passou pela minha mente o risco de ele ser preso; fiquei desesperada, pois não conseguiria medir a glicemia e ele podia desmaiar “. A estratégia da polícia funcionou. Ela empurrou o escudo do policial, que decidiu detê-la.

A intervenção das duas pessoas do posto de saúde e Mateus foi decisiva para conter Paula e alcançar sua libertação.

Ao sair, o último policial na linha era o agressor. “Ele me diz novamente: filha de uma prostituta “. Eu disse a ele que eu iria encontrá-lo.

Um pouco depois, na mesma segunda-feira, Mateo denunciou o que aconteceu no Twitter. Ele imediatamente recebeu a solidariedade de amigos e estranhos, mas também ataques de fanáticos da rede social que atuam como autômatos para defender o governo e acusar Mateo de inventar o fato. Ele estava respondendo a um por um, sem cair em provocações. “Porque eu sou um estudante, não posso lutar pelos direitos dos trabalhadores?” Em outro de seus tweets, o filho de Paula escreveu: “Nunca, mas nunca vivenciei o mesmo que hoje, eu juro”.

Desde que a polícia agiu, mãe e filho estão tentando obter uma gravação do que aconteceu. Eles querem levar o caso para a Justiça. Paula prometeu ao policial que ela voltaria a encontrá-lo.

Foto: Kaloian

Argentina. Crónicas de la represión: provocación y misoginia policial