Colômbia: continuam assassinatos de membros das FARC

Colômbia: continuam assassinatos de membros das FARCContagio Radio

Resumen Latinoamericano

Os integrantes das FARC Wilmar Asprilla e Angel de Jesús Montoya foram assassinados neste 16 de janeiro na jurisdição do município de Peque, departamento de Antioquia. Segundo a denúncia do partido político, os militantes haviam saído de uma reunião com a comunidade do setor até as 11 horas da noite, quando foram assassinados.

Segundo o comunicado difundido na manhã de 17 de janeiro, os dois integrantes do partido político se reuniram com alguns dos líderes comunitários para explicar suas propostas de campanha e as apostas programáticas, isto em cumprimento do acordo alcançado com o governo e como implemento da atividade política da organização.

Uma vez terminada a reunião, a comunidade escutou vários disparos e acudiu de imediato ao lugar, encontrando os corpos dos dois homens nas proximidades de um estacionamento. Até o momento se desconhecem mais detalhes do fato, mas foi decidido que o velório acontecerá no município de Dabeiba.

Segundo as estatísticas das FARC, já são 49 integrantes da “comunidade fariana” que foram assassinados, onze dos quais foram mortos em Antioquia. Também ressaltam que 13 familiares foram vítimas em diversas regiões do país, sendo o departamento de Cauca o mais perigoso para eles e elas.

Ademais isto representa um forte golpe ao processo de campanha eleitoral do qual estão participando e que convoca às urnas os colombianos para o próximo 11 de março. Por isso as FARC reiteram a exigência de que sejam garantidas as condições de segurança para a participação política efetiva, tal como foi acordado com o governo.
MUNICÍPIOS DE ANTIOQUIA FORAM TOMADOS PELO PARAMILITARISMO

Segundo algumas fontes que têm presença na região, muitos dos líderes das FARC asseguram que não há garantias para o exercício da política, dada a situação em que se evidencia uma perseguição política por parte de paramilitares que afiançam o controle das atividades do narcotráfico e que se manifestaram contra todos aqueles que buscam implementar o acordo e a subtituição dos cultivos de uso ilícito.

Colombia. No cesan los asesinatos contra integrantes de la FARC