Honduras: êxito e luto no primeiro dia da Greve Geral

Honduras: êxito e luto no primeiro dia da Greve GeralResumen latinoamericano/El Libertador

Apesar dos altos níveis de repressão e das ações criminosas dos órgãos de segurança estatal, os hondurenhos não baixaram a guarda no primeiro dia da greve nacional. Desde a noite anterior os populares iniciaram a interrupção das estradas por todo o país.

Lamentavelmente, por causa da repressão, foi registrada a primeira vítima mortal, assim como foram notificadas várias violações aos direitos humanos e ataques a jornalistas.

Tegucigalpa. O chamado da Aliança de Oposição para deter a imposição de Juan Hernández através de uma greve nacional foi atendido exitosamente pelos hondurenhos, que apesar das altas ameaças de repressão, demostraram que não têm medo.

Lamentavelmente, o primeiro dia da greve nacional ficou de luto pela morte de Selmo Villareal, um senhor de 60 anos que transitava por uma área de Sabá, Colón, quando as forças de “segurança” desencadearam a repressão e dispararam balas mortais, atingindo o camponês, que perdeu a vida momentos depois.

Como resultado desse crime de lesa humanidade, a população amplificou sua indignação, fazendo retroceder o Exército, de modo que os militares tiveram que abandonar a área que pretendiam desalojar.

A população inconformada com a fraude eleitoral demonstrou, em menos de 24 horas, que o regime de Hernández não poderá governar em paz, já que em cada oportunidade que se tentava dispersar os manifestantes, minutos mais tarde estes se reagrupavam, demostrando una superioridade numérica, política e ética.

As atividades ocorreram em todo o país, reunindo manifestações em pelo menos 12 dos 18 departamentos que conformam o território nacional.

Hondurenhos na mobilização interromperam a ação de pessoas infiltradas que teriam a missão de identificar militantes e provocar desordem para prejudicar o protesto social. Nesse contexto, o Comitê de Familiares Presos e Desaparecidos em Honduras (Cofadeh, em espanhol), denunciou que vários efetivos do Exército estão vestidos de civis para tentar suspender a greve nacional.

No dia 21 de janeiro as atividades na capital se concentraram no entorno do Congresso Nacional.

Veja aqui a galeria de fotos do primeiro dia da Greve Nacional: https://www.facebook.com/pg/periodicoel.libertador.35/photos/?tab=album&album_id=1574304085968457

Honduras. Éxito y luto en primer día de Paro Nacional contra la dictadura