I Seminário Nacional de Universidade Popular (SENUP)

Depois de 3 dias de intensos, fraternos e ricos debates em torno de um PROJETO DE UNIVERSIDADE, em Porto Alegre – RS, durante os dias 2,3 e 4 de Setembro de 2011, com mais de 500 estudantes de vários Estados do Brasil, de várias organizações e independentes, foi aprovado o documento consensual resultante do I SENUP (Seminário Nacional de Universidade Popular), por aclamação na plenária final.

imagemCrédito: UJC

Este foi um sinal de grande unidade dos participante em torno da necessidade de construir um PROJETO DE UNIVERSIDADE para além do capital e também de maturidade das forças empenhadas diretamente na construção do I SENUP. Um projeto articulado com a luta geral por transformações sociais profundas.

Um gigantesco contraste com os habituais outros encontros estudantis, principalmente em se tratando dos fóruns da UNE do presente e do passado recente. O I SENUP se constituiu como um momento de debates políticos com profundidade, uma forte ferramenta política prática na orientação das nossas ações dentro e fora da Universidade.

imagemCrédito: UJC

O seminário aprovou também a criação de um Grupo de Trabalho Nacional para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no I SENUP e que tem como tarefa criar condições favoráveis à construção de um Movimento Nacional pela Universidade Popular.

A União da Juventude Comunista (UJC) tem grande orgulho pela contribuição que deu, conjuntamente com as demais forças que construíram o I SENUP, para a efetivação desta tarefa politica.

O grande desafio agora é dar continuidade ao projeto que estamos construindo de forma a articular nacionalmente nossa prática política em coerência com nossas reflexões sobre a Universidade.

Categoria