Partido Comunista da Turquia condena os ataques à Síria

Partido Comunista da Turquia condena os ataques à SíriaTirem as mãos da Síria!!

Quaisquer que sejam as razões alegadas pelo governo do AKP e seu líder – que deseja “fazer sua oração em Damasco” – para a operação militar de 21 de janeiro, ela serve aos planos imperialistas de dividir a Síria por interesses diversos. A Síria deve ser livrada de projetos imperialistas, conflitos de interesses entre grandes potências e os poderes fundamentalistas na região. É o povo sírio que deverá fazer isso.

Após ser empurrada para uma guerra civil que foi deflagrada pelos projetos imperialistas e ativou quase todas as veias reacionárias da região, a Síria agora foi transformada numa arena para os jogos sangrentos das potências da região, tanto as grandes quanto as pequenas.

A operação militar em solo sírio, iniciada pelo pelo governo do AKP, que tem buscado formas de ser envolvido por seus próprios planos políticos e econômicos nos projetos imperialistas, ao mesmo tempo em que são-lhe delegadas tarefas sérias naqueles projetos desde o início, não teve nada a ver com qualquer aspecto de interesse nacional ou de segurança da Turquia.

Sim, os EUA e seus “aliados” são uma ameaça para a Turquia e para todos os povos da região. A Turquia é, ela mesma, é um membro aliado da OTAN e tem um governo que não questiona a existência militar da OTAN na Turquia. O argumento sobre a ameaça na Síria indica uma clara hipocrisia.

Sim, há muitos grupos “terroristas” na Síria, mas o Exército Livre da Síria, com o qual a Turquia hoje coopera militarmente, é ainda um desses grupos terroristas. O ELS foi apoiado pelos EUA por anos e agora foi compelido a se bater com o PYD, que é também outro grupo que foi apoiado pelos EUA.

Enquanto o Estado Sírio diz “vocês não são bem vindos”, qualquer que seja a razão alegada pelo governo do AKP e seu líder, que deseja “fazer suas orações em Damasco” para a operação militar, falando de “conformidade com as leis internacionais”, ela serve aos planos imperialistas de dividir a Síria, por interesses diversos.

Nosso povo não pode ser enganado com heroísmo ou demagogia nacionalista. A Síria deve ser livrada de projetos imperialistas, conflitos de interesse entre as grandes potências e as potências fundamentalistas da região. É o povo sírio que deve fazer isso.

Por isso dizemos: tirem as mãos da Síria!

Comitê Central do Partido Comunista da Turquia – 21/01/2018

http://www.tkp.org.tr/tr/aciklamalar/cekin-suriyeden-elinizi