Diplomata palestino: os EUA violam o direito internacional

Diplomata palestino: os EUA violam o direito internacional“Não admitimos que um país use o dinheiro para nos pressionar ou para que estejamos de acordo com a violação da lei internacional”, disse Riad Mansur sobre os EUA.

Telesur

O representante do Estado da Palestina ante a Organização das Nações Unidas (ONU), Riad Mansur, nesta terça-feira, denunciou que os Estados Unidos (EUA) violam o direito internacional ao chantagearem com a suspensão do financiamento de programas de ajuda humanitária.

“Não admitimos que um país use o dinheiro para nos pressionar ou para que estejamos de acordo com a violação da lei internacional, tal e como fizeram os EUA”, disse Riad Mansur.

Em 16 de janeiro, o governo dos EUA anunciou que congelaria a entrega de 65 milhões de dólares de ajuda à Agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio (Unrwa, sigla em inglês).

Sobre esta medida, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, disse que com esta decisão Washington espera ver “mudanças” na forma em que opera a agência de assistência da ONU.

Mansur também recordou que os EUA usaram esta tática de chantagem no início de janeiro, ao suspender a assistência em matéria de segurança ao Paquistão, sob a desculpa de que o governo paquistanês não atuava com decisão contra os grupos terroristas.

Ilustração: TeleSURtv

Fonte: https://www.telesurtv.net/news/palestina-eeuu-derecho-internacional-onu-20180123-0052.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)