100 anos do Partido Comunista da Grécia: Viva o KKE!

100 anos do Partido Comunista da Grécia: Viva o KKE!Secretaria de Relações Internacionais do PCB

Em ato político realizado no Teatro Municipal, na cidade de Piraeus, a poucos metros do edifício histórico, onde, em novembro de 1918, realizou-se o Congresso fundacional do Partido Socialista dos Trabalhadores da Grécia (SEKE), logo em seguida renomeado KKE, o Secretário Geral do Partido Comunista da Grécia, Dimitris Koutsoumpas, apresentou a Declaração do Comitê Central comemorando o centenário da fundação do Partido.

“Um século de lutas e sacrifícios, o KKE na vanguarda …”. Assim Koutsoumpas iniciou seu discurso, afirmando ainda que o KKE é único partido verdadeiramente novo da sociedade grega, porque é o “único partido que luta pela abolição definitiva da exploração do homem pelo homem”. Dirigindo-se a centenas de trabalhadores, desempregados, trabalhadores independentes, aposentados, líderes do movimento sindical, pessoas das artes, cultura e esportes que participaram do evento, o Secretário Geral convocou todos a “dar toda a força ao Partido para construir laços ainda mais fortes, mais profundos e mais amplos com a classe trabalhadora e com o povo grego, para fortalecer nossa luta pela derrubada da barbárie do poder capitalista, pelo socialismo, com fortes organizações partidárias”.

Todos juntos, os membros, os amigos e apoiadores do KKE e da KNE (Juventude Comunista), com sua presença combativa, assumiram o compromisso de intensificar os esforços para fortalecer o Partido, primeiramente nos centros de trabalho, “para mudar a correlação de forças, para o reagrupamento do movimento, a construção da Aliança Social, para que o movimento passe para o contra-ataque”.

O Partido Comunista Brasileiro congratula-se com todos os dirigentes e militantes do KKE, com todos os que contribuíram para a construção do Partido ao longo de sua história, e deseja aos camaradas força e coragem para o sucesso de sua luta pelo Socialismo.