Ocupação Gregório Bezerra avança nas lutas!

SURGE UMA NOVA OCUPAÇÃO EM FORTALEZA

Na madrugada do dia 26 de janeiro de 2018, a Ocupação Gregório Bezerra resolveu dar um novo passo na luta pela moradia, ocupando o prédio da antiga escola Nossa Senhora de Aparecida e Jesus, Maria e José, localizado na rua Coronel Ferraz, com a avenida Santos Dumont localizado no Centro de Fortaleza, abandonado a cerca de 15 anos.

Após a vitória da retomada das obras da escola municipal de tempo integral, no bairro Conjunto Ceará, as famílias que até então encontravam-se ocupando este prédio resolveram partir para uma nova ocupação. Tal decisão foi tomada após o impasse na liberação de um local provisório destinado às famílias ocupantes. Esperamos que este obstáculo seja superado e que a Prefeitura de Fortaleza e a Habitafor apresentem, rapidamente, uma solução para o problema do déficit habitacional e apontem uma saída concreta que permita que estas famílias tenham acesso à moradia de qualidade.

A Ocupação Gregório Bezerra e a Unidade Classista seguirão organizadas e atuantes, lutando pela criação de um programa de moradias populares, com vistas a atender as demandas da classe trabalhadora. Seguiremos, igualmente, lutando por uma reforma urbana radical e por melhores condições de vida para o povo trabalhador.

Solicitamos, desde já, o mais amplo apoio e solidariedade de todos os militantes e organizações, que durante todo este período contribuíram no fortalecimento desta luta. Para tanto, convidamos todas e todos para visitarem nossa nova ocupação.

Sigamos firmes na luta!
Pela imediata liberação das moradias populares!
Viva a luta da classe trabalhadora!

VITÓRIA DO POVO: OBRAS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL SERÃO RETOMADAS

No dia 25 de setembro de 2017, um grupo de famílias, organizadas pela Unidade Classista, resolveu realizar uma nova ocupação em Fortaleza. Desta vez a ação ocorreu em um prédio destinado à construção de uma escola municipal, no bairro Conjunto Ceará, que encontrava-se com obras paralisadas.

A ação se somava à ocupação realizada – em setembro de 2016 – em um terreno próximo ao prédio da escola. A iniciativa, ao utilizar as ocupações como forma de luta, era reivindicar a construção de moradias populares, mas também denunciar o abandono das obras nos prédios públicos, especialmente naqueles destinados a oferecer serviços à população dos bairros populares de Fortaleza.

Neste sentido, a retomada das obras da escola de tempo integral, paralisadas há meses e até então sem qualquer expectativa de retomada e conclusão, representa uma grande vitória da Ocupação Gregório Bezerra e de todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para organização desta ocupação.

Solicitaremos, aos órgãos responsáveis, que a escola receba o nome de Gregório Bezerra, em homenagem a este grande defensor das causas populares e herói do povo brasileiro, mas também para que fique viva na memória de todos a luta que as famílias ocupantes realizaram neste local.

Apesar desta vitória, as famílias da Ocupação Gregório Bezerra ainda enfrentam um impasse com relação à conquista das moradias reivindicadas. Em reunião com a Prefeitura de Fortaleza e a Habitafor, a Ocupação Gregório Bezerra abriu negociação para criação de um programa de moradia popular. Todavia, não foi dada nenhuma expectativa, a curto prazo, para realocar as famílias, tendo em vista que elas sairão do prédio ocupado em virtude da retomada das obras.

Celebramos a vitória da retomada das obras da escola, mas salientamos que seguiremos na luta por moradias populares, pela reforma urbana e por melhores condições de vida para a classe trabalhadora.

Viva a conquista da retomada das obras da escola!
Pela imediata liberação de moradias populares!
A luta continua!