O GRITO DOS EXCLUÍDOS NO RIO DE JANEIRO

No último sete de setembro, data onde oficialmente se comemora a independência do Brasil, os movimentos sociais, sindicais estudantis, populares organizaram a 17° edição do Grito dos Excluidos.

No Rio de Janeiro, palco do tradicional desfile dos militares na Avenida Presidente Vargas, em frente ao ostentoso Comando Militar do Oeste e do Panteão de Caxias (criminoso Internacional), Os movimentos Sociais desfilaram com diversas bandeiras, frases, lutas seguindo caminho para um verdadeiro herói, Zumbi dos Palmares.

O Grito dos Excuidos 2011, com o tema “Por Vida Grita a Terra, Por Direitos Todos Nós”, denunciaram o modelo de desenvolvimento econômico, que exclui os trabalhadores e o conjunto do povo brasileiro.

Os Manifestantes denunciaram de diversas formas o modelo de desenvolvimento econômico aplicado no Brasil pelos grandes capitalistas e suas representações que hoje ocupam as três esferas de poder, Federal, Estadual e Municipal (no que tange o Rio de Janeiro), porém esse realidade não é muito distinta em outros estados, onde se consolidou um bloco conservador no poder. As denuncias se estendiam a modernização conservadora que se desenvolve no Rio de Janeiro, onde os impactos dos grandes investimentos e mega eventos transformam de fato, o Rio de Janeiro, numa cidade entre o mar e a montanha, desalojando atraves de remoções duvidosas, uma grande parcela dos trabalhadores que moram, atualmente nos locais dos eventos ou nos caminhos das delegações e representantes das elites internacionais, deixando claro que consideram os trabalhadores indesejáveis ao cartão postal do Rio voltado as elites.

O grito dos excluidos foi encerrado com uma confraternização entre diversas organizações, entidades e movimentos sociais, afinal, a mão que faz a luta também faz o samba.

Categoria