PCB lança pré-candidaturas ao governo e senado em Roraima

PCB lança pré-candidaturas ao governo e senado em RoraimaComitê Regional do PCB – Roraima

O Partido Comunista Brasileiro – PCB realizou, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, às 9h30 no hall do Uiramutam Hotel, o lançamento das pré-candidaturas dos professores indígenas Misaque Antone a governador e de Telma Taurepang a senadora por Roraima. O evento contou com a participação do Secretário Geral do PCB, Edmilson Costa, que se encontra no Estado cumprindo uma agenda partidária desde a semana passada.

Segundo o Secretário Político do PCB em Roraima, jornalista e professor Paulo Thadeu Franco das Neves, o partido, desde o ano passado, vem construindo uma aliança com os movimentos estudantil, jovens trabalhadores, sem teto, sindical, indígena e cultural. “Somos segmentos que diariamente estamos envolvidos nas ações e nas lutas dessa sociedade. A população roraimense está cansada das oligarquias políticas que se revezam no poder. O governo dos partidos que estão no poder massacra e retira diariamente os nossos direitos. Temos que nos unir e dar uma resposta imediata, seja nas ruas, nos movimentos e até mesmo participando do processo eleitoral”, frisou.

Ele destacou ainda o fato histórico de que, pela primeira vez na história de Roraima, há a possibilidade de o Estado ter um governador indígena.

“Apresentamos os nomes dos pré-candidatos do PCB aos cargos de governador e senadora. Os professores Misaque e Telma são do movimento indígena. Teremos ainda representantes aos outros cargos – a deputado estadual e federal – dos demais segmentos que compõem esse projeto que não é apenas eleitoral, mas faz parte de um programa de lutas que vai além das eleições. Vamos seguir o calendário eleitoral para as decisões oficiais e continuar dialogando com as forças de esquerda e demais movimentos”, disse Thadeu.

Frente de Esquerda Revolucionária

Segundo a direção do PCB, existe já um diálogo aberto com outros partidos de esquerda, como o PSOL e o PSTU, para a consolidação de uma Frente de Esquerda Revolucionária com vistas às eleições 2018 e outras ações de unidade na luta nos movimentos sociais do Estado que vão além do processo eleitoral.

Misaque Antone é natural da Comunidade Malacacheta, município do Cantá, da etnia Wapichana. Professor, já atuou como coordenador Regional da Organização dos Professores Indígenas de Roraima – OPIRR.

Telma Taurepang é natural da Comunidade da Mangueira, município do Amajari, da etnia Taurepang. Professora, integrante do Conselho Indígena de Roraima – CIR, já exerceu a função de Tuxaua na sua comunidade. Faz parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e atua na Secretaria de Política de Mulheres da Coordenação Geral das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica – COICA.

+ Informações: 99156-1353