Relançados os dois volumes de “A luta de classes no Brasil e o PCB”

“Sobre cada passagem deste livro, são cabíveis discussões e polêmicas. Mas, no seu todo, algo é indiscutível: trata-se de uma ferramenta de trabalho que, posta em mãos hábeis, é indispensável propedêutica para a militância pela causa da paz, do progresso social e do socialismo – afinal a razão de ser da vida de Dinarco Reis”.

Dessa forma, José Paulo Netto termina sua apresentação dos dois volumes de “A luta de classes no Brasil e o PCB”, obra de Dinarco Reis lançada inicialmente nos anos 1980 e que agora acaba de ganhar versão revista e ilustrada através de iniciativa da Fundação Dinarco Reis.

Ao todo, nos dois volumes, as 281 páginas apresentam a visão daquele que mereceu ser chamado de “Tenente Vermelho” sobre o seu partido, o PCB, e as lutas por este travadas em prol da libertação da classe operária brasileira.

Através de um breve panorama de nossa sociedade, vemos um Dinarco já experimentado pela guerra, clandestinidade, exílio e décadas de convivência no interior do Partido Comunista apontar itens que expliquem aos novos militantes, os leitores “alvo” de sua produção, os caminhos e descaminhos da luta de classes no país.

Erros e acertos, críticas e autocríticas que merecem ser conhecidas e estudadas para ajudar na compreensão de fatos históricos de relevada importância, como o Levante Comunista de 1935, a cisão PCB-PCdoB, o golpe de 1964 são encontrados nesse breve relato de um dos maiores heróis que o povo já forjou.

Categoria