Israel ameaça a Síria e o Irã

Israel ameaça a Síria e o IrãNo maior aumento de tensão nos últimos anos no Oriente Médio, Israel promove nova escalada de agressões contra o Irã e a Síria durante o fim de semana

Escrita Internacional Granma

DAMASCO: Tudo começou no início do sábado, quando um drone lançado da Síria e que, de acordo com o exército sionista pertencia ao Irã, foi abatido por invadir o espaço aéreo de Israel.

Em resposta, pelo menos oito aviões israelenses lançaram ataques a posições militares na Síria, em que existiam militares iranianos e membros do grupo libanês Hezbollah, segundo relatórios RT.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, justificou a escalada da agressão na alegada intervenção iraniana na Síria, que tem mais de sete anos de guerra civil e cujo governo legítimo pediu ajuda de países vizinhos e outros tão distantes quanto a Rússia.

A agressão israelense provocou a resposta do sistema antiaéreo sírio, que conseguiu atingir uma das aeronaves de combate.

Nas chamas e totalmente destruídas, o caça F-16 caiu no norte de Israel.

O porta-voz das Forças Armadas admitiu que a queda do aparelho provavelmente foi causada pelos disparos sírios.

Os dois pilotos, que haviam saltado do avião antes de baterem, foram levados para um centro de saúde em Haifa e um deles está gravemente ferido.

A televisão estatal síria confirmou a destruição da aeronave em resposta a uma nova agressão israelense.

Após esses eventos no sábado, aeronaves israelenses lançaram uma segunda série de ataques contra 12 alvos, incluindo três baterias de defesa antiaérea e quatro alvos militares sírios.

Netanyahu disse que os ataques causaram um golpe sério às forças do Irã e da Síria e advertiu que ele responderia a qualquer tentativa de atacar seu país, disse RT.

Esses confrontos entre Israel e o Irã representam um confronto novo e perigoso entre as potências internacionais envolvidas em sete anos de guerra na Síria.

Por um lado, Vladimir Putin pediu a contenção das partes envolvidas, enquanto os Estados Unidos expressaram apoio ao direito soberano de Israel de se defender e rejeitar as atividades do Irã.

Os analistas acreditam que a Rússia é o único ator com capacidade de mediação, por ser um colaborador vital para Assad e, ao mesmo tempo, ter boas relações com Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, com quem se encontrou há alguns dias para discutir a situação no Oriente Médio.

Em qualquer caso, um aumento na agressão sionista contra seus vizinhos pode desencadear uma escalada do conflito sírio e até mesmo um aumento nas intervenções estrangeiras na região.

Foto: EPA.  Restos de um míssil não identificado que caiu perto da fronteira comum entre Israel, Líbano e Síria, no contexto de ataques israelenses.

http://www.granma.cu/mundo/2018-02-12/israel-amenaza-a-siria-e-iran-12-02-2018-22-02-56