Comunicado PCP: Rex Tillerson na América Latina

Comunicado PCP: Rex Tillerson na América LatinaA recente visita do Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Rex Tillerson, que antes foi diretor da multinacional petrolífera Exxon Mobil, é uma clara demonstração do caráter criminoso, violento e saqueador do imperialismo norte-americano, hoje com Donald Trump na liderança.

No início de sua excursão, insinuou um retorno à Doutrina Monroe e à doutrina de segurança nacional que, não faz muitos anos, significou perseguição, torturas, morte, exílio, roubo, saque e dor a nossos povos.

O objetivo da visita foi articular o bloqueio à Venezuela. Estreitar alianças com governos antipopulares da região para cercar a Venezuela, para violar a soberania dos povos, fiéis à história de seus governos anteriores. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos atacaram – por meio de sabotagem, bombardeios ou atentados contra governos- 36 países… Mas hoje, “a Venezuela é uma ameaça para o mundo e para a região”.

Não é um fato menos importante o papel que Tillerson desempenhou antes de ser o encarregado das relações internacionais de Trump, e que, na época, ele e sua multinacional tenham tido que sair da Venezuela porque não aceitaram a formação de empresas mistas decretada por Hugo Chávez. Tillerson, como nossos governos, se utiliza da máquina do governo para defender seus reais interesses, muito distantes dos interesses do povo norte-americano, que também sofre com o governo Trump.

O Partido Comunista Paraguaio manifesta sua solidariedade ao povo venezuelano e à liderança e militância revolucionárias que defendem as conquistas obtidas desde 1998. A autodeterminação dos povos não é resolvida com uma declaração política, mas é defendida com um povo mobilizado e consciente. Reivindicamos a integração das lutas populares em escala continental como garantia para se conseguir uma Pátria Grande unida e liberta. Nesses tempos de aprofundamento da violência é necessário fortalecer ainda mais os laços entre nossas lutas, que são uma só: a luta por uma vida digna a todos e todas, a luta pela paz, pela vida.

Não passarão!

Todo poder ao povo!

Secretaria de Relações Internacionais

Comitê Central

Partido Comunista Paraguaio

12 de fevereiro de 2018