Paraíso do Tuiuti, campeã nas ruas e no coração do povo!

Paraíso do Tuiuti, campeã nas ruas e no coração do povo!O Poder Popular

A Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, apesar de ter perdido o campeonato oficial do Carnaval do Rio 2018 por apenas um décimo para a Beija-Flor, fez um desfile histórico e será considerada a campeã de fato pela maioria da população brasileira. O desfile fez uma crítica corajosa e radical a toda opressão e, ao mesmo tempo, desvelou o que tem se passado no imaginário político brasileiro dos últimos anos.

O período posterior ao golpe contra Dilma, mesmo considerando os graves erros da política de capitulação do PT ao status quo, piorou a vida da maioria da população e transformou o cinismo contra os pobres na principal atitude do Congresso e do presidente da república. Na verdade, até os coxinhas que saíram às ruas para derrubar o governo petista, e foram criticados duramente criticados pela escola, já perceberam o desastre absoluto que é o Governo Temer.

Temer não tem o apoio sequer da parte mais conservadora da classe média, perplexa com o Frankenstein que ajudou a criar, pois o governo federal privilegia todas as grandes empresas que emparedam os setores médios, como os planos de saúde, as escolas privadas e os grande bancos. Além de expressar o sentimento de repulsa ao governo e às precárias condições de vida derivadas da implementação de um projeto favorável aos ricos, a Paraíso do Tuiuti, com sua crítica radical e esteticamente bem elaborada, deu uma oportunidade para que os coxinhas comecem a repensar os patos amarelos e o discurso absurdo da grande mídia contra a esquerda, os sindicatos e os movimentos sociais.

A esquerda, a MPB, o futebol e o samba são algumas das instituições imprescindíveis da vida brasileira. Todas são repositórios do melhor da alma nacional e respondem sempre de maneira eficaz diante das grandes crises que envolvem o país, apontando os caminhos adequados justamente quando tudo parece perdido e o nevoeiro das dificuldades e da incompreensão é visto como insuperável. Mais uma vez, o samba salva a honra e a alma brasileiras, mostrando como nas instituições mais próximas do povo trabalhador está o melhor do Brasil e as forças que moldarão um futuro pleno de justiça, igualdade e liberdade. A Paraíso de Tuiuti não foi campeã moral, é campeã de fato, no coração e na vida do povo.