Apresentação aos textos de Iniciação Partidária: uma introdução ao Pesamento Marxista

Cumprindo decisão do colegiado da Secretaria Nacional de Formação Política, estamos promovendo uma atualização dos textos para a Iniciação Partidária, na Seção de Formação Política de nossa página na internet. Utilizamos, centralmente, para esta renovação, textos traduzidos e adaptados de capítulos do livro “Aproximações ao Marxismo (uma introdução), do intelectual comunista argentino Néstor Kohan, investigador e docente na Universidade de Buenos Aires (UBA). Kohan publicou numerosas obras sobre teoria marxista e história do pensamento revolucionário, entre os quais se destacam: “O capital: história e método”; “Ernesto Che Guevara: o sujeito e o poder”, “Gramsci para principiantes” e “Fidel para principiantes”. Vários deles têm sido editados na Argentina, Brasil, México, Cuba, Venezuela, Colômbia e na Espanha.

Para a nossa seção de formação, servimo-nos dos textos que foram pensados, segundo Kohan, como um convite ao estudo. Assim ele próprio afirma, no prefácio do seu livro: “Os textos … constituem uma ferramenta destinada a leitores e leitoras individuais, porém também voltada a coletivos de movimentos sociais e organizações políticas que hoje sentem a necessidade da (auto)formação. Em seu conjunto, tentam promover e contribuir para um processo de socialização do conhecimento, da leitura, do debate e da discussão entre companheiros e companheiras. Queremos construir o socialismo do século XXI? Pois bem, enquanto atuamos temos que estudar.”

Dispomos os textos de maneira didática, para facilitar o estudo do marxismo a quem está se aproximando das lutas populares e da militância política e deseja conhecer mais profundamente as ferramentas conceituais e teóricas construídas pelos fundadores do materialismo histórico (Karl Marx e Friedrich Engels) e de seus continuadores revolucionários (Lênin, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Lukács, Althusser, Mészáros, dentro outros). Apresentamos, pois, a seguinte relação de textos para a formação inicial:

1) Um Guia Introdutório ao Pensamento Marxista, que contém um manual completo de perguntas, assim como recomendações para o aprofundamento de futuras leituras, fundamentais para a compreensão da teoria marxista e de seus principais conceitos. Como texto introdutório, foi pensado a partir de uma aproximação junto à realidade social em que vivem os setores populares da América Latina. Parte da análise da situação de crise econômica permanente em que vivemos e das suas origens, polemizando com a ideologia dominante, que busca sempre naturalizar a ordem existente, através do senso comum e das ideias e teorias hegemônicas. O texto trabalha a necessidade de se aprofundar a filosofia marxista e o método dialético, como ferramentas dos trabalhadores para a análise e a compreensão da realidade, visando formar novas consciências para a luta revolucionária.

2) O Marxismo Revolucionário na História do Socialismo. Trata-se de texto que analisa o processo de formação do materialismo histórico, demonstrando como surgiu, na história mundial das lutas contra a exploração, o pensamento revolucionário de Marx e Engels.

3) O Dicionário Básico de Categorias Marxistas apresenta definições sucintas para os principais conceitos e termos desenvolvidos pela teoria marxista.

4) Sugestões para iniciar a leitura de Marx: traz indicações de como se aproximar das obras fundamentais dos fundadores do materialismo histórico e de seu pensamento político, filosófico e estruturador de uma nova teoria da história e da crítica revolucionária à economia política. Contém também uma cronologia das principais obras, notas explicativas sobre as publicações dos clássicos do marxismo em língua espanhola e uma pequena relação de sítios marxistas na internet.

5) Marxismo no Brasil desenvolve uma breve síntese sobre a difusão das ideias marxistas e a publicação das principais obras dos fundadores da filosofia da práxis em nosso país, centrando o relato no trabalho promovido, dos anos 1920 até o golpe empresarial-militar de 1964, pelo PCB, através de seu aparato político-cultural, desbaratado pela repressão. Após o golpe, editoras como a Civilização Brasileira, Brasiliense e Paz e Terra, então dirigidas por comunistas, cumprem papel decisivo nesta difusão. Ao final do artigo, há uma relação de obras mais recentemente editadas no Brasil.

6) Capitalismo ontem e hoje é um dos textos que compõem o Livro das Resoluções do XIV Congresso do PCB (2009). Não constitui uma resolução partidária, mas serve de base para a compreensão dos processos de formação, desenvolvimento, consolidação, crises e aprofundamento do capitalismo no mundo e no Brasil. Aponta ainda quais são as tarefas centrais para os comunistas no trabalho revolucionário de organização dos trabalhadores para a resistência e enfrentamento à ordem do capital e à hegemonia burguesa.

7) Socialismo: Balanço e Perspectivas, a exemplo do documento sobre capitalismo, não é resolução, mas representa o acúmulo hoje existente no interior do PCB a respeito do balanço histórico das experiências socialistas do século XX e sobre as possibilidades e responsabilidades da militância na consecução do projeto socialista no rumo do comunismo.

8) Resoluções de Estratégia e Tática é o documento orientador das ações dos militantes do PCB no movimento de massas e na luta política, como resultado final das discussões do XIV Congresso. É texto obrigatório a todo aquele que se aproxima do PCB e deseja fazer parte de nossa organização.

Pretendemos, com tais documentos, facilitar a aproximação dos camaradas com a teoria marxista e indicar caminhos para fazer do estudo uma prática permanente da militância comunista. Estudar é uma necessidade vital do militante, desde que o estudo não se torne algo diletante, com vistas à fútil demonstração de conhecimentos. Também não podemos encarar o entendimento da teoria como solução para todos os problemas. Por isso evitamos a utilização de textos que reproduzem os velhos manuais da escola soviética, muitos dos quais foram estruturados a partir de uma visão economicista do marxismo. Trata-se aí de uma redução extrema das teses de Marx, como se a economia pudesse ser separada da política, da ideologia, da cultura e da filosofia.

Devemos fugir também das fórmulas prontas e acabadas. A proposta de se trabalhar o estudo a partir dos textos de Néstor Kohan leva em consideração o seu método de construção do conhecimento pelo estudante, através dos questionamentos feitos com base na própria realidade vivencida por quem estuda, que é a realidade de todo o trabalhador latino-americano: submetido à exploração capitalista num mundo cada vez mais integrado à ordem do capital, ao mesmo tempo em que vivem-se as experiências de resistência e de luta contrária a ela.

A tarefa da formação política não é especialidade dos quadros “intelectuais” do Partido. No Partido, todos somos intelectuais, todos contribuímos coletivamente para as formulações táticas e estratégicas. A formação política não se restringe à organização de cursos, palestras e seminários, fundamentais para sedimentar a teoria revolucionária entre nós, mas procedimentos insuficientes, se não vierem acompanhados da disciplina que cada militante precisa desenvolver no sentido do estudo individual. Este é absolutamente indispensável para orientar a ação prática do militante. E o estudo individual deverá ser sempre complementado com a reflexão coletiva sobre os temas estudados, no interior da organização partidária. Por tudo isso, planejamento é fundamental. E é por esta razão que são constituídas as secretarias de formação política nas bases, nos comitês municipais e estaduais e no Comitê Central: para planejar e organizar o estudo coletivo da teoria marxista.

Como afirma Néstor Kohan:

“A formação política e o estudo teórico devem ser feitos então de forma rigorosa e sistemática. Constituem uma tarefa de longo prazo. Porém, não os concebemos como um fim em si mesmo, mas como integrados na história e com vistas a contribuir para as lutas coletivas de nossos povos.”