Argentina: 400 mil dizem NÃO ao ajuste neoliberal

Argentina: 400 mil dizem NÃO ao ajuste neoliberalResumen Latinoamericano

“Vamos preparar os trabalhadores, quando chegar a hora de expressar a vontade democrática. Os gorilas não podem mais estar na liderança do país porque querem tirar a dignidade dos trabalhadores e não podemos permitir isso”. Com essa frase, o líder caminhoneiro Hugo Moyano concluiu a mobilização maciça e unitária dos sindicatos e organizações sociais que preencheram a Avenida 9 de Julho para rejeitar as políticas de ajuste aplicadas pelo governo de Mauricio Macri.

A crítica às políticas econômicas e sociais – que Moyano chamou de “políticas de fome” – foi o foco dos discursos dos representantes da CGT, da Corrente Federal, da CTA Autônoma, da CTEP e da CTA dos Trabalhadores, que precederam a fala do líder da associação de caminhoneiros. O ex-dirigente da CGT encarregou-se de descrever os absurdos das interpretações que colocaram como único objetivo da marcha a defesa pelas causas judiciais abertas contra eles.

“Eu não estou envolvido em nenhum episódio de corrupção, não tenho denúncia contra mim, mas se eu tivesse, tenho recursos suficientes para me defender”, disse Moyano e insistiu: “Eles não vão me ver recuar, jamais deixarei de defender os direitos dos trabalhadores” . O líder caminhoneiro não descreveu apenas as denúncias e a campanha de mídia contra ele como “absurdas” e “estúpidas”, mas também lembrou o setor majoritário da CGT, os grandes ausentes da convocação, que a mobilização foi votada pelo Conselho de Administração da CGT e desafiou-os: “Nenhum homem ou mulher pertencente às organizações sindicais pode escapar à defesa dos trabalhadores”.

Moyano destacou o amplo apelo a “diferentes setores políticos e ideológicos” alcançados para o chamado 21-F, conforme se lia impresso em uma bandeira argentina na caixa de som e disse que as 400 mil pessoas presentes tinham “apenas um objetivo: dizer ao governo, ao presidente, que não continue a promover políticas que provocam a fome na parte mais sensível da nossa sociedade”.

Os trabalhadores das associações matriculadas na CGT, os dois CTAs e a Corrente Federal, os da economia popular matriculados na CTEP e Barrios de Pie, militantes dos partidos políticos do PJ, Kirchnerismo e da esquerda estavam localizados entre o palco da avenida Belgrano ao longo da 9 de Julho até além da Independência.

O ato começou depois das 14:45 com as palavras de Juan Carlos Schmid, que disse que “o governo conseguiu endividar o país de forma infinita e que os ricos são mais ricos e os pobres mais pobres”. A ele seguiram, no uso da palavra, o representante da Corrente Federal, Sergio Palazzo; o titular da CTA Autônoma, Pablo Michelli; o secretário geral da CTEP, Esteban Castro, e o líder da CTA dos Trabalhadores, Hugo Yasky.

Durante o discurso áspero de Moyano, que reconheceu que estava entusiasmado em participar novamente de uma mobilização após os dois primeiros anos do Cambiemos, do setor caminhoneiro pintado de verde, surgiu o cântico popular que foi ouvido nos campos de San Lorenzo e River nas últimas semanas, mas o chefe dos caminhoneiros pediu para diminuir o tom: “deixe, não é necessário”, ele pediu.

Tal como os que o precederam, o líder caminhoneiro foi encarregado de destacar a condição pacífica da marcha de milhares e milhares que preencheram a 9 de Julho como contrapartida à repressão estatal durante as mobilizações contra a reforma das pensões e as reportagens da grande mídia, em que “parecia que estávamos chegando a uma guerra civil”. “Aqueles de nós que mais desejam a pacificação do país são os trabalhadores, mas isto somente será possível com salários dignos, com um país onde as crianças possam comer com dignidade”, insistiu na crítica às políticas do Cambiemos.

No final de seu discurso, Moyano rejeitou novamente que a marcha tenha sido apenas uma mobilização em sua defesa, para argumentar que ele não tem medo de ser preso “se a justiça acreditar” e desafiou “os CEOs” da Casa Rosada: “Eu não vou deixar o país, não tenho dinheiro fora. Esses cavalheiros são aqueles que não confiam nos modelos econômicos que aplicam, porque, de outra forma, eles trariam de volta todo o dinheiro que eles têm lá fora “.

Todos os líderes da manifestação convocada para a 9 de Julho destacaram que a integração da mobilização marcou o início de “uma nova resistência às políticas governamentais”. Moyano terminou reafirmando a ideia de unidade em face das eleições de 2019: “Camaradas, preparem os trabalhadores quando chegar a hora de expressar a vontade democrática, que sempre tivemos. Os gorilas não podem mais continuar na liderança do país porque querem tirar a dignidade dos trabalhadores e não podemos permitir isso “.

Após as palavras de Moyano, a desconcentração foi realizada de forma ágil e sem inconvenientes, apesar da insistente cobertura dos meios de televisão e de alguns jornais que prevram atos violentos.

Argentina: 400 mil trabajadores y trabajadoras dijeron en la calle NO a Macri y su política de ajuste neoliberal