Quando morar é privilégio, ocupar é um direito!

Quando morar é privilégio, ocupar é um direito!UJC DE PERNAMBUCO

Não é de se estranhar que em uma das regiões metropolitanas com maior déficit habitacional do Nordeste exista uma ocupação que reúna milhares de famílias reivindicando o direito básico à moradia, como está garantido em nossa Constituição. Há um ano recém completo, em 17 de fevereiro, vemos a história de resistência das pessoas que residem e lutam por seus direitos ocupando um espaço que antes encontrava-se vazio e sem utilidade, mas que hoje é um dos maiores símbolos na luta por uma política habitacional responsável e igualitária na cidade do Recife.

A Ocupação Carolina de Jesus, batizada em homenagem a uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, com os seus 10 mil m², reúne inúmeros trabalhadores e trabalhadoras que foram privados do direito à moradia pelos altos custos do aluguel, pelo baixo salário mínimo e pelas despesas que são infligidas à classe trabalhadora de todo o país, mostrando as contradições e injustiças do sistema em que vivemos. São milhares de homens, mulheres e crianças que, juntos, traçam diariamente suas trajetórias de luta e progresso rumo a uma sociedade menos desigual. Com discussões abertas, assembleias regulares e uma vida política ativa, os sem-teto mostraram e mostram à população que é possível e plausível a vida e a luta em conjunto.

Permanecemos no aguardo para que as famílias ocupantes recebam a moradia pela qual batalham, e, juntos, continuaremos denunciando os fatores que fazem com que milhões de trabalhadores tenham seus direitos básicos negados, sendo a moradia apenas um deles. Toda a força e solidariedade a todo e qualquer filho da classe operária que sofre com a falta de recursos e pelos alto custo de vida que priva trabalhadores precarizados de uma vida digna.

Pela cessão do terreno pelo Governo do Estado de Pernambuco!
Pela construção do Condomínio Carolina de Jesus!
Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito!