Viegas honrou o PCB e o sindicalismo brasileiro!

Ivan Pinheiro*

O camarada Luiz Viegas da Motta Lima não está mais entre nós. Faleceu nesta semana, aos 94 anos, deixando uma herança de bons exemplos para os comunistas e todos aqueles que lutamos por um mundo justo e solidário.

Filho de Pedro Motta Lima – que dirigiu o jornal do PCB (Tribuna Popular) nos anos 1950 – Viegas, como Luiz era conhecido, militou no PCB desde muito jovem. Em 1992, com o racha que dividiu o partido em dois, Viegas abandonou a militância partidária, como muitos outros companheiros. Era um momento dramático para os comunistas, em meio aos escombros da União Soviética e de outros países europeus que vinham trilhando o caminho da construção do socialismo.

Viegas foi funcionário do Banco do Brasil. Tomou posse em 1943, foi demitido pelo golpe de 1964 e anistiado em 1979. No dia do golpe, era Presidente da Federação dos Bancários do RJ e ES. Um dos principais líderes sindicais brasileiros, teve seus direitos políticos cassados logo no primeiro Ato Institucional da ditadura burguesa sob a forma militar, numa lista encabeçada pelo camarada Luiz Carlos Prestes.

Conheci Viegas em 1978, quando a célula clandestina do PCB dos bancários do RJ atribuiu-me a tarefa de ser candidato à presidência do Sindicato. Praticamente todos os camaradas mais velhos estavam proibidos por lei de se candidatar, pois respondiam a um processo na justiça militar pelo então “crime” de organização do partido comunista.

Como minha experiência anterior no movimento de massa havia sido restrita ao movimento estudantil, o Partido decidiu que o camarada Viegas seria meu conselheiro durante o processo eleitoral. Como vencemos a eleição contra os pelegos aliados da ditadura, nunca deixei de ouvi-lo durante todo o mandato.

Mais do que tomar conhecimento da história do sindicalismo brasileiro, que se confunde com a do PCB, creio que a mais importante contribuição de Viegas para a formação política e pessoal dos que tivemos o privilégio de conviver e militar com ele, no Sindicato e no Partido, veio da sua brilhante e consistente oratória e, principalmente, de seu comportamento, sempre firme, corajoso, franco e fraterno.

Camarada Luiz Viegas da Motta Lima, presente! Hoje e sempre!

*Membro do Comitê Central do PCB

Categoria
Tag