21 de março, dia de luta contra o racismo!

21 de março, dia de luta contra o racismo!O Coletivo Negro Minervino de Oliveira, saúda o 21 de Março, Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. Aproveitamos para frisar que, mais do que nunca, devemos nos manter atentos à conjuntura de nosso país, unidos e combativos frente aos ataques à nossa classe.

Esta data de luta, instituída em memória das vítimas da violência policial, praticada pelo governo da África do Sul, no período histórico em que o Apartheid estava em vigência, traz consigo a história de luta da população de Shaperville. A Lei do Passe, norma que obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação, caracterizava uma das várias exigência estabelecidas por este regime de segregação racial, que existiu neste país entre 1948 a 1994. A manifestação de 21 de Março de 1960 contou com mais de 20.000 pessoas, que apesar de pacífica sofreu com a repressão policial, onde abriram fogo sobre a multidão desarmada, deixando 69 mortos e 186 feridos.

Ano a ano acompanhamos casos de massacre e repressão sobre a população não-branca pelo mundo, vitimadas pela violência organizada e patrocinada pela Burguesia, que constrói discursos legitimadores para suas variadas táticas de subjugação da classe trabalhadora. No Brasil, a cada nova pesquisa nos deparamos com o aumento na taxa de assassinatos e encarceramento da juventude pobre e negra, como no estudo lançado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostra jovens negros como as principais vítimas de violência no país e que mais de 318 mil jovens foram assassinados no Brasil entre 2005 e 2015. O índice de mortalidade de mulheres negras entre 2005 e 2015, subiu em 22%, ainda de acordo com essas informações, os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação aos não negros no Brasil.

O Governo Temer, argumentando sua preocupação com a segurança pública no estado do Rio de Janeiro, tendo como cúmplice o governo estadual, arquitetou a intervenção militar que está em andamento. Apesar do imenso debate que vemos através da mídia, nas ruas e locais de trabalho, o fracasso desta medida é certo, pois a mudança efetiva deste quadro está vinculada ao  fim do que origina este fenômeno, que é a desigualdade social. Nós do Coletivo Negro Minervino de Oliveira nos posicionamos totalmente contra essa intervenção! O Rio de Janeiro, desde 2013, com a Copa das Confederações, passando pela Copa do Mundo, em 2014, e, culminando com os Jogos Olímpicos, em 2016, vive sob permanentes intervenções militares, as quais resultaram isto sim, em confrontos constantes dentro de comunidades onde em sua maioria residem pobres e negros, com um trágico saldo de mortos e feridos.

Dentro desse contexto, de agravamento das tensões políticas no país, de uma ofensiva de retiradas de direitos e aumento da violência, Marielle Franco e Anderson Gomes foram brutalmente assassinados, na quarta-feira passada (14/03). Marielle, militante do PSOL, sendo a 5ª vereadora mais votada no Rio de Janeiro, desenvolvia sua militância tendo como foco os Direitos Humanos, crítica à atuação abusiva da Polícia Militar e naquela mesma data estava em atividade política debatendo sobre democracia e feminismo negro. Dessa grave situação, também, fazem parte outras ações deste Estado burguês que atua fortemente na  criminalização dos movimentos sociais e eliminação física de lideranças populares, como foi este caso e de tantos outros ao longo de nossa história. Tiros da opressão, os mesmos que caem sobre as favelas e comunidades, onde reside a classe trabalhadora, não apagarão nossa luta!

O Coletivo Negro Minervino de Oliveira se posiciona publicamente contra esse cenário de terror, violência e destruição dos direitos políticos e das liberdades democráticas duramente conquistadas durante a luta contra a ditadura de 1964-1985. Nos solidarizamos nesse momento de dor de familiares e amigos, e conclamamos a todos para fortalecer uma unidade combativa e organizada na luta para derrotar esses ataques patrocinados pelas forças conservadoras deste país.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA. LUTAR, CRIAR, PODER POPULAR!

MARIELLE, PRESENTE!

ANDERSON, PRESENTE!