PCB condena as ações protofascistas contra a caravana de Lula

PCB condena as ações protofascistas contra a caravana de LulaO Partido Comunista Brasileiro (PCB) manifesta seu repúdio e indignação contra as hordas protofascistas que, com ódio e violência, vêm atacando a caravana de Lula e do Partido dos Trabalhadores na região Sul do país. Essas milícias parafascistas, alimentadas pelas forças que deram o golpe em 2016 no Brasil e que incluem simpatizantes do candidato Jair Bolsonaro, integrantes do MBL e de outros grupos de extrema-direita, buscam espalhar o terror não apenas contra a caravana de Lula, mas contra todo e qualquer direito de manifestação democrática.

O Brasil inteiro é testemunha das agressões físicas e da utilização de chicotes contra mulheres e manifestantes em geral, inclusive ferindo vários deles; lançamento de pedras, ovos, tiros e rojões contra os ônibus da caravana, além da utilização de carros, camionetas e tratores agrícolas para obstruir o caminho da manifestação. Tudo isso acontece, na maioria das vezes, sob os olhares complacentes da Polícia, cuja ação é truculenta contra manifestações pacíficas da esquerda, mas se mostra passiva, conivente e cúmplice em relação à violência da direita.

O PCB compreende que essas ações também fazem parte de uma escalada conservadora no país, por meio da qual grupos parafascistas estão cada vez mais ousados e agressivos não apenas contra a caravana de Lula, mas especialmente contra todos aqueles que lutam pelas liberdades democráticas e o socialismo no Brasil. A experiência histórica nos ensina que é fundamental a mais ampla condenação a essas ações da extrema direita por todas as forças de esquerda. O PCB não apoia a candidatura do PT à presidência, mas defende o direito de Lula ser candidato e o direito democrático de manifestação política dos militantes do Partido dos Trabalhadores. Hoje essas ações se voltam contra o PT, amanhã poderão se voltar contra a esquerda mais consequente. Aliás, a execução da Vereadora Marielle Franco, do PSOL, é prova de que as liberdades democráticas estão seriamente ameaçadas no Brasil de hoje.

Ressaltamos que não se pode tratar o fascismo com flores, boas maneiras ou apelos ao bom senso. As milícias fascistas e nazistas de Mussolini e Hitler também começaram assim e depois passaram a queimar sedes sindicais, dos partidos comunistas, socialistas e dos anarquistas, levando o mundo à barbárie. Portanto, não basta se lamentar ou denunciar esses atos: é fundamental reagir mais corajosamente a essas ações para desestimular e neutralizar os grupos protofascistas ainda no nascedouro.

Nenhum passo atrás! Agir sem medo para derrotar o fascismo!

Secretariado Político Nacional do Partido Comunista Brasileiro – PCB