10 ideias de Mariátegui a propósito da Cúpula das Américas

imagemMariátegui foi qualificado pelo sociólogo e filósofo Michael Löwy como «o pensador marxista mais vigoroso e original que a América Latina conheceu»

Por Yisell Rodríguez Milán

O Peru, agora mesmo, é um país convulsionado.

Em meio aos preparativos para a VIII Cúpula das Américas da qual falam muito pouco os meios de comunicação nacionais, convocatórias a marchas de todo tipo por parte dos movimentos e organizações sociais, e a incerteza de um povo à espera do que virá ante a ascensão à presidência do país de um novo mandatário, pode ser oportuno recordar alguns pensamentos de um dos mais ilustres peruanos: José Carlos Mariátegui.

Mariátegui foi um dos mais importantes estudiosos e promotores do marxismo na América Latina. Fundou em 1928 o Partido Socialista Peruano (depois Partido Comunista) e foi qualificado pelo sociólogo e filósofo Michael Löwy, como «o pensador marxista mais vigoroso e original que a América Latina conheceu».

FRASES SUAS QUE PERCORRERAM O MUNDO

José Carlos Mariátegui na Itália, onde completou sua formação intelectual.. Foto: Internet

«Temos o dever de não ignorar a realidade nacional, porém temos também o dever de não ignorar a realidade mundial. O Peru é o fragmento de um mundo que segue uma trajetória solidária».  (Fonte: José Carlos Mariátegui. Etapas de su Vida, por Maria Wiesse)

«Peruanizemos o Peru». (Fonte: José Carlos Mariátegui. Título da seção que publicava no semanário Mundial que circulava durante a segunda metade de 1920)

«Em conclusão, somos anti-imperialistas porque somos marxistas, porque somos revolucionários, porque opomos ao capitalismo o socialismo como sistema antagônico chamado a sucedê-lo, porque na luta contra os imperialismos estrangeiros cumprimos nossos deveres de solidariedade com as massas revolucionárias da Europa». (Fonte: José Carlos Mariátegui)

José Carlos Mariátegui com seus filhos, nos meses prévios a sua morte. Foto: Internet

«A revolução é uma obra política. É uma realização concreta. Longe das multidões que a fazem, ninguém pode servi-la eficaz e validamente. O trabalho revolucionário não pode ser isolado, individual, disperso. Os intelectuais de verdadeira filiação revolucionária não têm mais remédio que aceitar um posto em uma ação coletiva». (Fonte: José Carlos Mariátegui).

«Não é possível democratizar o ensino de um país sem democratizar sua economia e sem democratizar, portanto, sua superestrutura política». (Fonte: José Carlos Mariátegui. Ensayo El proceso de la instrucción pública)

«O socialismo pressupõe a técnica, a ciência, a etapa capitalista, e não pode importar o menor retrocesso na aquisição das conquistas da civilização moderna, mas, pelo contrário, a máxima e metódica aceleração da incorporação destas conquistas na vida nacional». ((Fonte: José Carlos Mariátegui. Programa del Partido Socialista Peruano)

«Uma revolução representa um grande e vasto interesse humano. Ao triunfo desse interesse superior não se opõem nunca senão os prejuízos e os privilégios ameaçados de uma minoria egoísta. Nenhum espírito livre, nenhuma mentalidade sensível, pode ser indiferente a tal conflito». (Fonte: José Carlos Mariátegui. La escena contemporánea)

José Carlos Mariátegui, com a perna amputada, no Parque de la Reserva. Foto: Internet

«A revolução mais que uma ideia, é um sentimento. Mais que um conceito, é uma paixão. Para compreendê-la é preciso uma espontânea atitude espiritual, uma especial capacidade psicológica».  (Fonte: José Carlos Mariátegui. La escena contemporánea)

«A revolução socialista encontraria seu mais encarniçado e perigoso inimigo, perigoso por sua confusão, pela demagogia, na pequena burguesia afirmada no poder, ganho mediante suas vozes de ordem» (Fonte: José Carlos Mariátegui. Punto de vista antiimperialista)

Durante sua passagem pelo Peru, Ernesto ‘Che’ Guevara conheceu e se tornou admirador da obra de José Carlos Mariátegui Foto: Internet

«A função da inteligência é criadora. Não deve, portanto, conformar-se com a subsistência de uma forma social que sua crítica atacou e corroeu tão energicamente». (Fonte: José Carlos Mariátegui. La escena contemporánea)

Fonte: http://www.granma.cu/viii-cumbre-de-las-americas/2018-04-10/10-ideas-de-mariategui-a-proposito-de-esta-cumbre-de-las-americas-10-04-2018-09-04-27

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)