II Congresso da Unidade Classista encerrado em grande ato no 1° de maio

imagemO II Congresso Nacional da Unidade Classista (UC), realizado entre os dias 28 de abril e 1 de maio em Fortaleza-CE, teve a participação de mais de 100 pessoas oriundas de 18 Estados do país. Iniciado ainda em final de 2017, as etapas preparatórias nos comitês de base, frações nacionais e nos congressos estaduais realizados em 16 estados, trouxeram um acúmulo político e organizativo que se expressou nos debates e resoluções da etapa nacional do II Congresso.

No ato político de abertura do Congresso, várias saudações de entidades e organizações políticas demarcaram a disposição de intensificar as lutas unificadas para enfrentar os ataques em curso, especialmente para enfrentar a contrarreforma trabalhista, a terceirização e o desemprego. O balanço político da coordenação nacional que encerrou sua gestão apontou diversos avanços da UC do ponto de vista de sua crescente consolidação no movimento sindical, assim como os desafios que a corrente sindical enfrenta nessa conjuntura. O segundo dia do Congresso foi destinado aos grupos de trabalho que, a partir do acúmulo das etapas preparatórias, aprofundou os debates acerca das resoluções a serem encaminhadas à plenária final. À noite, foi realizada uma atividade cultural na sede do PCB em Fortaleza-CE em conjunto com a militância dos demais coletivos partidários.

Na plenária final, foram aprovadas diversas resoluções de análises políticas e encaminhamentos para a organização e ações da UC no próximo período. Em especial, a necessidade de expandir a UC em setores estratégicos da produção e circulação de capital e em articulação com as organizações do campo classista e socialista no movimento sindical. Ao final do dia, foi eleita a nova coordenação nacional da UC que conduzirá a direção da corrente sindical pelo próximo período. A declaração política do II Congresso Nacional da UC foi lida e, assim, foram encerrados os trabalhos com avaliação bastante positiva do congresso.

No dia 1 de maio, em Fortaleza-CE, a militância que participou do congresso se somou no ato unificado do movimento sindical, popular e estudantil realizado na cidade. Aproximadamente 2 mil pessoas participaram da manifestação que marchou em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, em defesa das liberdades democráticas e contra a ofensiva reacionária. Além da Unidade Classista, também estiveram presentes o PCB, CFC Ana Montenegro, União da Juventude Comunista (UJC) e o Coletivo Minervino de Oliveira.

Confira as imagens do II Congressso Nacional da UC: https://www.facebook.com/pg/UnidadeClassista/photos/?tab=album&album_id=1671421929578578

Confira as imagens do ato de 1 de maio: https://www.facebook.com/pg/UnidadeClassista/photos/?tab=album&album_id=1674577429263028

http://unidadeclassista.org.br/uc1/3309