Governo Bolivariano Repudia Agressões do Vice-presidente dos EUA

imagemCOMITÊ INTERNACIONAL PAZ JUSTIÇA E DIGNIDADE AOS POVOS

O Governo da República Bolivariana de Venezuela repudia energicamente as agressões do Vice-presidente dos Estados Unidos de América, emitidas em sua ofensiva intervenção no Conselho Permanente da Organização de Estados Americanos. Definitivamente, nos últimos anos a OEA tem reafirmado sua condição originária de organismo colonialista, a serviço das ambições de dominação de Washington em nossa região.

Os ataques de Mike Pence tentam perturbar a paz do Povo venezuelano, repetindo a nefasta prática de intervenções estadunidenses que tanto dano tem causado na América Latina e Caribe. A administração de Donald Trump não admite a existência de povos soberanos que não estão dispostos a ceder ante as pretensões imperialistas e supremacistas do regime estadunidense.

Ao pretender ditar ordens aos Estados membros para que se somem à campanha de agressões contra a Venezuela, os porta-vozes agressivos dos EUA violam flagrantemente o direito internacional no seio de um organismo multilateral que deveria velar por seu respeito.

Esta conduta arrogante dos Estados Unidos, não faz mais que reafirmar a decisão de Venezuela de renunciar à sua condição de membro da OEA, instância que, longe de promover a diplomacia e a cooperação entre os países da região, tem sido um instrumento de agressão que revive o colonialismo que nossos libertadores derrotaram há mais de duzentos anos.
O Sr Pence, em seu cinismo supremacista, pretende encobrir os danos que seu governo tem provocado na sociedade venezuelana através de medidas coercitivas unilaterais, com uma falsa preocupação humanitária cujo objetivo é torcer a vontade do Povo para se reapropriar das riquezas e recursos naturais de nosso país.

Em 20 de maio, sem falta, ocorrerão as eleições presidenciais em Venezuela e o Povo defenderá com votos seu direito a decidir, sem intervenções de nenhum tipo. O mundo inteiro será testemunha de uma nova expressão popular, que reafirmará o caráter democrático da República Bolivariana da Venezuela. Nenhum império poderá ir contra a vontade dos venezuelanos, dignos herdeiros do Libertador Simón Bolívar em seu empenho vigente por construir nações e sociedades livres, soberanas, independentes e profundamente anti-imperialistas.

Caracas, 8 de maio de 2018