Não em nome do PCB, senador Humberto Costa

imagemPor Jones Manoel*

O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, em sua página no Face, divulgou uma publicação onde defende uma aliança do PT com o PSB no Estado. Na publicação, o senador mente de forma descarada sobre os últimos acontecimentos da política nacional e envolve o nome do PCB em sua mentira. Segundo Humberto Costa, foi formada nacionalmente uma frente com PT, PSB, PDT, PCdoB, PSol, PCB e PCO para “defender a democracia e defender a retomada de um projeto interrompido de país” e conclui que, onde for possível, essa frente deve se reproduzir nos estados – por isso a defesa da aliança com o PSB em Pernambuco.

Primeiro, o manifesto “Por Democracia, soberania e direitos” assinado pelo PCB é uma união tática sem qualquer caráter eleitoral contra o fechamento dos espaços democráticos, a destruição da soberania nacional e em defesa das políticas sociais. Não é sob hipótese alguma uma defesa do projeto de conciliação de classe petista bloqueado com a ofensiva burguesa e o golpe de 2016. O PCB, junto com o PSOL, MTST, APIB e diversos movimentos sociais, constrói a Frente de Esquerda Socialista em torno da candidatura de Boulos e Sonia Guajajara. Não existe possibilidade e diálogo de construção de uma frente eleitoral em torno do petismo.

Segundo, como já dito, essa iniciativa política expressa no manifesto “Por Democracia, soberania e direitos” não tem qualquer caráter eleitoral. O senador, evidentemente, sabe disso, mas tenta justificar sua política de aliança com o PSB em nome de uma abstrata união das esquerdas como se não existissem diferenças programáticas de projetos entre as organizações citadas.

Terceiro e mais importante: ao contrário de certos petistas que criticam apenas a política aliancista do senador com o PSB, os militantes do PCB e seus coletivos partidários, em Pernambuco e no Brasil, lutaram muito nos últimos anos contra projetos apoiados pelo senador. Humberto Costa apoiou o ajuste fiscal da dupla Dilma e Joaquim Levy, o acordo de entrega de parte do Pré-sal costurado com José Serra, a privatização dos hospitais universitários via Ebserh, os megaeventos e suas consequências nefastas à classe trabalhadora, etc. Os comunistas, senador, não estavam na mesma trincheira que você. O maior problema de Humberto Costa não é defender aliança com “golpistas” – afinal, isso o PT vem fazendo em todo o Brasil -, mas realizar um mandato que não serve aos interesses da classe trabalhadora.

Para não deixar dúvidas sobre a posição do PCB no lançamento desse manifesto, segue a fala na atividade feita pelo camarada Paulo Oliveira (membro do Comitê Central do PCB) e a notícia no site do partido que deixa evidente o sentido de nossa participação.

Post do Face do senador: https://www.facebook.com/humbertocostapt/photos/a.174225786080302.1073741827.174217422747805/1003478699821669/

– Notícia no site: https://pcb.org.br/portal2/19413/pcb-participa-de-lancamento-de-manifesto-em-defesa-das-liberdades-democraticas-e-dos-direitos-sociais

– Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xoR5lY06VjE

*Militante do PCB de Pernambuco

Categoria
Tag