Partidos denunciam perseguição aos comunistas da Ucrânia

imagemSecretaria de Relações Internacionais do PCB

O Partido Comunista Brasileiro, assim como dezenas de Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo, manifestaram-se para denunciar a feroz perseguição que vem sendo empreendida pelo regime neonazista de Kiev contra os comunistas ucranianos e propuseram a intensificação das iniciativas de solidariedade de todos os democratas e antifascistas com essa causa.

O apelo foi promovido por Akel (Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre). Os partidos signatários condenam o ataque ultrajante das autoridades ucranianas contra o Partido Comunista da Ucrânia e de seu líder, materializada pela invasão da sede do Partido Comunista da Ucrânia, em 08 de maio de 2018, seguida de ação violenta na casa do Secretário Comunista, Petro Simonenko. Não é coincidência que esses ataques tenham ocorrido na véspera do dia 9 de maio, o Dia da Vitória Antifascista dos povos, para o qual a Ucrânia deu uma contribuição significativa e heroica.

Estes eventos na Ucrânia representam uma escalada vergonhosa de ataques contínuos e intensos e perseguições contra os comunistas ucranianos, que começaram em 2014, logo após o golpe realizado contra o governo ucraniano democraticamente eleito. Nesse mesmo ano, surgiram grupos neonazistas e ultranacionalistas em todos os níveis do espectro político e social do país.

Os partidos que subscrevem o manifesto expressam sua solidariedade aos militantes e à liderança do Partido Comunista da Ucrânia e se dispõem a utilizarem-se de todos os fóruns internacionais disponíveis para denunciar esses atos.

Além do PCB, assinaram o manifesto, até o dia 14 de maio de 2018: Partido do Trabalho da Bélgica, Partido do Trabalho da Áustria, PC da Albânia, PC da Austrália, PC de Bangladesh, PC do Chipre, PC da Boêmia e Morávia, PC da Rep. Tcheca, PC da Dinamarca, PC da Finlândia, PC Francês, PC Unificado da Geórgia, PC Alemão, PC da Grécia, PC dos Trabalhadores Húngaro, PC da Índia, PC da Índia (M), PC do Irã (Tudeh), PC da Irlanda, PC de Israel, PC de Luxemburgo, PC de Malta, PC do México, PC da Noruega, PC da Polônia, PC Português, PC da Federação Russa, PC da Sérvia, PC Sul-Africano, PC da Espanha, PC dos Povos da Espanha, PC da Turquia, PC dos EUA, PC da Venezuela.