Sobre as Crianças latinoamericanas enjauladas nos Estados Unidos da América

imagemProf. Antônio Carlos Mazzeo*

A história dos Estados Unidos da América é a dos massacres dos povos indígenas, da escravização dos povos negros, do apartheid, da superexploração do trabalho, do massacre das minorias étnicas, do imperialismo, das invasões a países latinoamericanos, do apoio às ditaduras sanguinárias do Chile, da Argentina, do Brasil e do Uruguai, dentre tantas…. dos massacres no Vietnã e na Coréia, das bombas atômicas em Horoshima e Nagasaki, das bombas napalms sobre populações civis vietnamitas, do massacre de Mylai, do apoio à barbárie sionista contra os palestinos …. do assassinato de Martin Luther King e de Malcolm X, das execuções de Sacco e Vanzetti e do casal Rosemberg …. dos campos de prisioneiros para cidadãos estadunidenses de origem japonesa, durante a Segunda Guerra …. dos linchamentos de negros, da Ku Klux Klan …dos atiradores enlouquecidos, dos serial killers…. etc.

Daí eu estranhar o espanto de alguns com as posturas de Trump. O presidente Trump é a cara escarrada dos EUA, é a expressão de seu senso comum e de seu núcleo ideopolítico hegemônico … é, por assim dizer, a materialização do estadunidense médio …. é um fascista explícito e sem véus … e representa um país fascista – como bem definiu Leandro Konder aquele país …

Portanto, nada de espanto quando esse fascista, presidente de um país altamente agressivo e rapinador, manda crianças latinoamericanas para Campos de Concentração infantis …

E isso é só o começo.

*Membro do comitê central do PCB