Viagem para a semente da Revolução

imagemGranma – Cuba

Espaços onde são semeados os valores, nascem novos projetos de vida e onde se decidem questões econômicas e sociais, contaram em 20 de junho, na heroica província de Santiago de Cuba, com a presença do presidente dos Conselhos de Estado e de ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez

Alina Perera Robbio

SANTIAGO DE CUBA. — Localizada no Conselho Popular de Chicharrones, na cidade-sede da província — que também leva o nome de Santiago de Cuba —, a escola de ensino secundário Armando García Aspuru foi o primeiro lugar visitado pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em 20 de junho.
Esta primeiro percurso que Díaz-Canel faz fora da capital da Ilha como chefe de Estado tem uma conotação especial; porque Santiago de Cuba, a quem Fidel agradeceu pelo que fez em prol da Revolução, é o berço de heróis e mártires, de uma história que, tão intensa e rica, não pode ser conjugada no passado.

Tinha que começar aqui, porque como diz a poesia de Waldo Leyva e que pode ser lida em uma parede do bulevar Enramadas na cidade, «se você descobrir uma rua onde um herói nunca passou … você pode dizer que Santiago não existe ».

Minutos antes da chegada do presidente, acompanhado pelo primeiro-secretário do Partido na província, Lázaro Expósito Canto, a vice-presidenta do Conselho de Estado e presidenta da Assembleia Provincial do Poder Popular, Beatriz Jonhson Urrutia, bem como outras autoridades do território, a diretora da escola básica, Rosa Sánchez Braña, nos disse que sentia orgulho de sua condição de anfitriã. Há oito anos, ela tem sua responsabilidade e com a paixão que sempre marca o bom professor explicou que a matrícula da escola é de 361 alunos de sétima, oitava e nona série e que existem 53 trabalhadores, dos quais 41 são professores.

Em coro apertado, nas escadas largas que levavam ao segundo andar do centro de ensino adornado com muitas bandeiras cubanas, os adolescentes receberam Diaz-Canel. Fizeram-no com frases de gratidão dedicadas a Fidel, com versos singelos de Martí, com o conceito de Revolução que o Comandante-em-chefe legou a todos os cubanos, e com canções.

Então o presidente começou uma troca, na parte inferior das escadas, com os alunos. Ele fez perguntas sobre os mais diversos tópicos: Como um dia passa na escola? Você gosta de dançar? Quais são seus círculos de interesse? A que horas se levantam, o que almoçam, o que fazem até irem para a cama? A que horas e como eles estudam? Aproveitam as coleções de software cujos conteúdos são os assuntos de seus cursos? E nos fins de semana o que eles fazem, como curtem?

As perguntas, como um pé forçado para os meninos que compartilhavam suas opiniões e sentimentos, procuravam mais precisão: Você gosta de Santiago? Os professores dão boas aulas? O que vocês gostam e o que não gostam na escola? Existem lugares na comunidade onde possam curtir? O que vocês querem estudar no futuro?

Ao grupo de interlocutores, dos quais quase todos querem ser médicos, Diaz-Canel disse que partiria com a impressão de que eles se sentem bem, que «há estudantes como vocês, tão decentes, tão preparados e tão comprometidos com a Revolução». «Tem certeza de que não há algo que precisa ser melhorado aqui?», insistiu para no fim expressar que o compromisso com a Pátria Grande começa com o lugar onde moram, que se amam sua vizinhança (com a tremenda história de luta que tem, então eles amam a Revolução.

A diretora deu ao presidente um reconhecimento em nome do sistema educacional da província e um buquê de flores. A seguir, Diaz-Canel percorreu o recinto da escola secundária e realizou uma reunião com a diretora e outros professores. No final da visita, o presidente foi para o pátio onde vários estudantes jogavam basquete: depois de um curto jogo, Diaz-Canel fez uma cesta diante do riso e entusiasmo dos presentes.

Agradecido pela reunião, ele foi para outro lugar na cidade heróica, mas não antes de cumprimentar e conversar com os habitantes de Chicharrones, que estavam se reunindo do lado de fora do centro educacional desde que souberam que o presidente estava lá.

OUTRAS PERGUNTAS NO HOSPITAL

No Hospital Infantil do Sul «Dr. Antonio María Béguez César», há duas salas da mais alta sensibilidade: uma oncológica e outra em hematologia. O chefe de Estado chegou lá querendo saber se todas as especialidades médicas estavam cobertas e quantos leitos e pacientes o centro tinha.

Os especialistas que deram as boas-vindas explicaram que o hospital possui 1.178 trabalhadores; deles, 198 médicos. Díaz-Canel estava interessado em um tópico que preocupa muitos seres humanos: quanto é hereditário e quanto de premissas ambientais nas causas de uma doença que continua desvelando os cientistas?

Existem condições para os trabalhadores no hospital, especialmente para os médicos? O que pensam que pode estar faltando? A presidenta da Assembleia Provincial de Poder Popular, Beatriz Jonhson Urrutia, mencionou então um objetivo afetivo: criar os espaços necessários, mediante o investimento, para que as crianças e suas mães fiquem juntas, com maior conforto, enquanto durar o tratamento.
Díaz-Canel continuou o percurso. Enquanto avançava, ele perguntou sobre a maneira como os pacientes pequenos podem estar atualizados em suas matérias enquanto estão convalescendo. Antes de se despedir, ele parabenizou os trabalhadores e desejou-lhes sucesso, «continuar trabalhando assim» em uma das mais belas batalhas que podem existir, pela vida.

A FORÇA DA INTELIGÊNCIA

Onde há muitas pessoas inteligentes há garantia de que as coisas correrão bem. O conceito, compartilhado por Díaz-Canel como despedida, encerrou o roteiro do percurso pela Empresa de Laboratório Farmacêutico Oriente, cujo objeto social é produzir e comercializar medicamentos, produtos naturais, suplementos nutricionais e equipamentos médicos.

Na voz de Sandra Echevarría Lafargue, diretora auxiliar da empresa, o presidente cubano tomou conhecimento de como se movem as cinco linhas de produção farmacêutica da entidade, todas com indubitável impacto na qualidade de vida da população: comprimidos orais, soluções parenterais de alto volume em bolsas plásticas (soros), soluções concentradas para hemodiálise, equipamentos médicos e pós orais (sais de reidratação oral).

Lafargue explicou que o Laboratório está envolvido em novos esforços: a introdução de comprimidos de moringa foi realizada, trabalha-se em reformulações de produtos como alprazolam e aspirina, o novo material de embalagem foi introduzido a fim de prolongar o período de validade das soluções parenterais e atingir a introdução de especialidades ou soluções multi-eletrolíticas. Da mesma forma, trabalha-se na transferência tecnológica de alguns produtos antihipertensos e outros produtos, como a Dipirona de 500 miligramas.

Díaz-Canel mostrou especial interesse em produtos naturais, uma linha de trabalho que distingue o Laboratório e que, segundo ele, sugere a necessidade de continuar superando os especialistas nesse campo.

«Vejo que as dificuldades foram superadas», comentou o presidente cubano aos trabalhadores, sobre os resultados da empresa em questões de inovação: em 2017 o Movimento do Fórum de Ciência e Técnica da Empresa apresentou 352 trabalhos que contêm o mesmo número de soluções. As propostas permitiram resolver dezenas de problemas identificados na entidade, o que lhes valeu o status de destaque no nível municipal.
Ao sair, na comunidade de 30 de Noviembre, o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros saudou e conversou com os cubanos reunidos para recebê-lo.

MORADIAS PARA COMEÇAR NOVAMENTE

O assentamento de casas de El Carmen foi erguido a 13 quilômetros da cidade-sede da província. Muito em breve serão inauguradas as 73 casas cujos destinatários serão famílias afetadas pela devastação do ciclone Sandy em 2012, e outras que apresentaram situações críticas em seus prédios.
Foi esse outro lugar visitado por Díaz-Canel, juntamente com Lázaro Expósito, Beatriz Jonhson, o ministro da Construção, René Mesa Villafaña, e outros diretivos do território.

O cefe de Estado tomou conhecimento de várias questões alusivas ao assentamento, como os tipos de casas que serão entregues — 60 de tipologia 4, de madeira e alvenaria; e 13 da tipologia Sandino, de alvenaria.
A Empresa de Manutenção Construtiva do município de Santiago, a Empresa Agroflorestal de Guamá e a Empresa Agroflorestal Gran Piedra Baconao, foram os arquitetos deste projeto feito para dar um teto àqueles que perderam tudo ou quase tudo, ou para aqueles que viviam em situações muito difíceis.

Sobre a madeira com a qual parte das casas foi erguida, o diretor da Empresa Agroflorestal Gran Piedra Baconao explicou à imprensa que tem resistência e dureza entre suas propriedades.
O humor dos futuros moradores é bom? Eles têm serviço de água e outros benefícios? Desses assuntos, o presidente quis saber durante uma reunião com o povo de Santiago que trabalha no assentamento e será o dono das casas, embora ainda não saibam qual pertence a cada quem. Díaz-Canel propôs manter, no futuro, os jardins que irão crescer, e não negligenciar a pintura das casas, para que El Carmen permaneça bonito por muito tempo.

TOCANDO LOCAIS DE VALOR ECONÔMICO

A agenda da tarde incluiu a presença de Diaz-Canel na fábrica de tanques metálicos de 55 galões Marcel Bravo, na zona industrial da província. Cada etapa do processo de produção motivou a atenção do presidente, que manteve conversas com diretivos e trabalhadores. O lugar tem como beneficiários as províncias que vão de Guantánamo a Sancti Spíritus. O fruto do que é feito lá é usado para embalar alimentos, lubrificantes, combustíveis e tinta.

Não muito longe do navio onde os tanques nascem, está localizada a fundição de peças metálicas. Até ali, Diaz-Canel caminhou para observar o processo de fabricação de esgotos de ferro e dialogar com os trabalhadores envolvidos naquele trabalho.
O presidente tomou o caminho para a estrada de Mar Verde, nos arredores de Santiago de Cuba, para visitar o Frigorífico da Pesca, um dos cinco que a província possui. Ali onde o alimento de cinco províncias orientais é armazenado, o presidente ouviu detalhes sobre o funcionamento da instalação.

Outro ponto de chegada foi a fábrica de Fibrocemento de Santiago, e especificamente a fábrica— ali situada— de Petrocasas-Caribe da província, esta última imersa em um grande processo de investimento. A tecnologia que será usada, assim como os possíveis benefícios para a população, fizeram parte das questões expostas pelo presidente.

A visita a locais de interesse econômico terminou no período da tarde com um passeio por complexos comerciais localizados na Estrada Central do município principal, que não demorará muito para ser inaugurado. Sobre tais instalações, algo já pode ser afirmado: serão tocadas pela beleza e serão mais um esforço finalizado em prol do bem-estar do mesmo protagonista que a Revolução teve de suas sementes: o povo.

Photo: Estudio Revolución

http://pt.granma.cu/cuba/2018-06-22/viagem-para-a-semente-da-revolucao

Categoria
Tag