Wagner Lino, presente!

imagemNota do Partido Comunista Brasileiro – PCB

Neste último dia 2 de julho de 2018, recebemos a noticia do falecimento do camarada Wagner Lino Alves, metalúrgico, militante do PT de São Bernardo do Campo, que foi vereador naquela cidade por três mandatos e deputado estadual por um mandato.

Wagner nasceu em Santos em 1947, e sua militância no movimento estudantil foi interrompida pelo golpe de 1964. Foi membro do PCB e exerceu com zelo a clandestinidade durante a ditadura, transferindo-se para o ABC para trabalhar como metalúrgico em diversas empresas e participar ativamente das lutas operárias naquela região. Participou ativamente da criação do PT no final dos anos 1970 e manteve-se neste partido até o final de sua vida, honrando-o com uma militância aguerrida, sempre ligada aos operários e trabalhadores, uma militância de esquerda e socialista, desde a organização de uma corrente local no ABC à atuação nacional junto à Democracia Socialista (DS), trajetória que o levou a ser um destacado quadro da Articulação de Esquerda, tendência interna do PT.

Wagner Lino sempre foi reconhecido por sua generosidade e firmeza, destacado defensor das lutas operárias, pioneiro no apoio militante às lutas das mulheres e à causa feminista, assim como sua destacada atuação na questão ecológica. Estudioso incansável, formou-se em Direito e completou várias especializações, além de acumular uma biblioteca da mais variada e rica, fiel ao seu princípio de que o militante deve aprofundar seus conhecimentos teóricos. Um marxista com formação sólida e uma clareza invejável que combinava a serenidade das convicções profundas e a força orientadora dos princípios justos.

Nesta hora o PCB presta sua solidariedade à sua companheira de toda a vida, Creusa e seus dois filhos, Rafael e Thiago e toda sua enorme quantidade de companheiros e amigos. Wagner foi, em primeiro lugar e acima de tudo um comunista, no mais profundo sentido desta palavra. A ele nosso reconhecimento e carinho.

Wagner Lino… presente…agora… e sempre!

Partido Comunista Brasileiro, julho de 2018

A poesia abaixo, de autoria do camarada Mauro Iasi, membro do Comitê Central do PCB, foi feita para o Wagner Lino depois das eleições em que ocorreu a disputa e a derrota das esquerdas para a prefeitura de São Bernardo, lembrada em seu comovente velório.

PEDAGOGIA DAS QUEDAS

Há aqueles que caem e não se levantam,
passam a fazer parte da terra
deitam-se, minerais, entre pedras e raízes
e dormem o sono dos ausentes.

Mas há aqueles que quando caem
buscam no solo fértil novas energias,
buscam as raízes, reencontram as sementes,
abraçam o planeta e bebem os rios.

Nunca estão sós,
nem mesmo no vazio da noite e da espera,
pois lhe encontram multidões de mãos companheiras
de todos os sonhos aprisionados

de toda a fome não saciada
de toda a terra não repartida
de toda a fúria contida
de todo futuro adiado

Há aqueles que quando caem não se levantam,
mas há aqueles que se levantam ainda mais fortes,
mais fortes que as derrotas,
mais fortes que as vitórias vazias,

mais fortes do que toda a força
que a aurora em vão adia

Mauro Iasi