Ativo de organização fortalece PCB no Paraná

imagemComitê Regional do PCB do Paraná

O PCB definiu nova Comissão Provisória Regional do Paraná durante ativo estadual de organização promovido no último fim de semana em Foz do Iguaçu. O encontro reuniu militantes de diferentes municípios e contou com assistência do Comitê Central, com objetivo de preparar o Partidão no estado para o acirrado ciclo de lutas em curso.

Os trabalhos iniciaram na manhã de sábado, com análise de conjuntura feita pelo professor mineiro Fábio Bezerra, membro do Comitê Central do PCB designado para acompanhar os dois dias de atividades.  Em sua análise, o dirigente frisou os elementos nacionais e internacionais da crescente fascistização no Brasil e no mundo. Bezerra destacou a atualidade de Marx para o entendimento da luta de classes no século XXI; frisou a importância do centralismo democrático na organização da luta dos trabalhadores, expôs o papel do militante leninista, além de ter contextualizado a necessidade da organização, agitação e propaganda para a disputa de ideias.

Durante os dois dias, os comunistas também debateram e definiram as prioridades políticas e organizativas que resultaram num planejamento estratégico para os próximos meses no Paraná. Entre os eixos debatidos estão, por exemplo, agitação e propaganda; segurança dos militantes, formação, sindical, juventude e política de finanças. Para Fábio Bezerra, o Partido no Paraná demonstrou muita maturidade nas avaliações sobre a conjuntura e os desafios e perspectivas que estão reservadas para a luta da classe trabalhadora no Estado. “O Paraná tem sido um estado diferenciado nesses últimos anos, pois aqui ocorreram grandes atos de servidores públicos que influenciaram outras categorias”, frisou.

O dirigente destacou ainda a maior onda de resistência que o movimento estudantil promoveu contra a PEC da precarização dos serviços públicos e a contrarreforma do ensino médio. “O novo CR revigorado e ampliado terá um campo já arado pelas últimas lutas para fortalecer a resistência popular no Paraná e potencializar as condições para o avanço rumo ao Poder Popular”, completou.

A nova Comissão Provisória Regional do PCB no Paraná tem a seguinte composição: Éder Fernando dos Santos, Gilberto Gomes, Celso Monteiro, Tatiane Monteiro, Jefferson Barbosa e Raul Florindo. “Realizamos um encontro vitorioso, com maturidade para promover a crítica e autocrítica, sobretudo para renovar a força e construir o Partidão em nosso estado”, afirmou Éder Fernando.

Eleições – O ativo estadual de organização do PCB teve caráter de convenção para discutir e deliberar sobre a participação nas eleições deste ano (em julho os municípios realizaram pré-ativos para debater o pleito). Ficou decidido priorizar, neste ano, a reorganização partidária sem o lançamento de candidaturas comunistas no estado. Ainda sobre eleições, o PCB no Paraná focará na aliança nacional com o PSOL, que lançou Guilherme Boulos como candidato à Presidência da República, com Sonia Guajajara de vice. Ao mesmo tempo deliberou-se apoio ao PSOL nas candidaturas ao Governo do Estado, Senado, Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa.