Aborto legal e seguro! Pela vida das mulheres!

imagemNos próximos dias 3 e 6 de agosto haverá duas audiências públicas do Supremo Tribunal Federal para discutir a questão do aborto (mais precisamente a descriminalização até a décima-segunda semana de gestação). Na ocasião haverá 45 exposições sobre o tema vindas dos mais diferentes setores.

Não é de hoje que nós, comunistas, tratamos com seriedade essa questão. Tendo como motor os ideais revolucionários de 1917, o aborto foi legalizado em 1920 na União Soviética, por sua importância no âmbito da saúde e planejamento familiar. Essa é uma lembrança histórica que marca e orienta nossa luta até os dias de hoje.

Sendo assim, citamos as conquistas recentes nesse campo através da luta das mulheres latino-americanas no Uruguai e na Argentina. Devemos saudar e fortalecer essa luta no nosso país em nível nacional e local, através das atividades e mobilizações que acontecerão.

A importância dessa pauta diz respeito a questões mais amplas que somente um direito de escolha sobre o próprio corpo, em um aspecto mais individual, mas, para além disso, o aborto apresenta-se como uma pauta de (falta de) saúde pública e educação sexual. É verdade que hoje a lei permite o aborto em três casos específicos, entretanto, na maioria das vezes as mulheres ainda estão reféns de agulhas, misturas de medicamentos sem acompanhamento médico e mais uma série de procedimentos sem qualquer auxílio profissional.

É urgente que possamos despertar e elevar os debates e que avancemos nessa conquista por uma educação sexual popular, que não ensine somente sobre preservativos, mas que leve em consideração toda a complexidade do tema da sexualidade humana, que trate de assuntos como consentimento, machismo e diversidade.

Pela garantia do aborto legal, seguro, planejado e acompanhado por profissionais (médicos, psicólogos etc), ou seja, que avancemos juntos nas conquistas pelos direitos e pela vida das mulheres!