Roraima: contra as oligarquias e os aliados de Temer!

imagemO PODER POPULAR 35 – ESPECIAL PCB NAS ELEIÇÕES 2018

“O povo de Roraima tem voz!” É com esse grito de unidade que estudantes, trabalhadores e trabalhadoras sem teto, servidores públicos, movimento indígena e coletivo cultural estão levantando a bandeira no Estado de Roraima: pelo Poder Popular!

Com um programa político assumido pela Frente de Esquerda Socialista composta pelo PCB, PSOL, PSTU, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST, Coletivos de Lideranças Indígenas do Estado de Roraima, Movimentos Sociais e Estudantis e Coletivos apoiadores das Artes e Cultura, o enfrentamento tem como objetivo derrotar as oligarquias, os privilégios da classe dominante roraimense e os aliados do governo golpista de Temer, liderados por Romero Jucá (MDB-RR).

Em visita ao Estado no mês de junho, o candidato à presidência da República na chapa PSOL/PCB e Coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST, Guilherme Boulos afirmou que a frente construída em Roraima foi feita de baixo para cima: “Não queremos mais essa política de coronelismo no Estado. Devemos dar um basta ao clientelismo e à compra de votos. Repudiamos a atitude de alguns setores do Estado que usam um discurso de xenofobia para jogar povo contra povo. Quando a gente faz política com ódio e trata o estrangeiro como inimigo é isso que ocorre”, disse.

A Convenção Eleitoral Unificada do PCB, PSOL e PSTU aprovou as candidaturas de Fábio Almeida (PSOL) ao Governo do Estado, Telma Taurepang (PCB) e Lourival (PSTU) para o Senado Federal. Os partidos de esquerda e organizações sociais de Roraima escrevem assim uma nova história, após 518 anos de luta e resistência desse povo, que não desiste de combater os descasos dos sucessivos governos, os ataques da burguesia aos direitos da classe trabalhadora e dos setores populares.

Contra os retrocessos políticos e sociais em curso e para fazer avançar as lutas em defesa de uma nova sociedade e pelo Poder Popular, é com esse time que o PCB entra em campo no Estado de Roraima para disputar as eleições em 2018. São seis candidaturas a Deputado Estadual, das quais três representam a fração indígena:

Tuxaua Carlos Santos (21.222) e o professor Márcio Feitosa (21.789) do povo macuxi e Wesley Manuel (21.777) do povo wapixana. Na chapa ao legislativo roraimense há ainda a participação da professora Lindivalda Feitosa (21.000) do Coletivo dos Trabalhadores Municipais em Luta, assim como da coordenadora do MTST no Estado, Maria Ferraz (21.123) e do estudante e quadro da União da Juventude Comunista (UJC), Darlan Souza (21.121).

Para a disputa ao Congresso Nacional, o PCB lançou as candidaturas do professor e jornalista Paulo Thadeu a Deputado Federal (2121) e da liderança indígena Telma Taurepang a Senadora da República (212), tendo ainda o professor indígena Misaque Antone, do povo wapixana e do radialista Raphael Uchoa, respectivamente na primeira e segunda suplência ao senado.

Paulo Thadeu Neves começou sua militância no movimento estudantil, em plena ditadura militar, e continuo na luta hoje como professor, jornalista, produtor cultural, radialista e militante do Partido Comunista Brasileiro.

Telma Taurepang é natural da Comunidade da Mangueira, município do Amajari, da etnia Taurepang. Professora, integrante do Conselho Indígena de Roraima – CIR, já exerceu a função de Tuxaua na sua comunidade. Faz parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e atua na Secretaria de Política de Mulheres da Coordenação Geral das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica – COICA.