KKE: Luta contra a política que reduz a cinzas a vida do povo

imagemBoletim Informativo do Comitê Central do KKE – 28.08.2018

Na segunda-feira, 27 de agosto de 2018, o KKE (Partido Comunista da Grécia) realizou uma grande concentração na região de Ática Oriental (em Nea Makri), uma região que, há aproximadamente um mês, foi atingida por devastadores incêndios que deixaram cerca de 100 mortos e dezenas de casas queimadas.

Na concentração muita gente participou: pessoas prejudicadas pelos incêndios, dentre outras, respondendo ao chamado do KKE. Esta presença massiva de pessoas foi o resultado da atividade que, desde o primeiro momento, os comunistas desenvolveram na região, para proporcionar assistência substancial aos prejudicados e para organizar a reivindicação, apoiando ações de solidariedade, assim como as demandas justas dos sindicatos e de organizações daquela área.

Na atividade, o orador principal foi o Secretário Geral do CC do KKE, Dimitris Koutsoumpas.

O Secretário Geral do CC do KKE destacou, entre outras coisas, que os incêndios devastadores que afetam a Grécia, há muitos anos, revelam em toda sua “grandeza” as “conquistas” de uma sociedade que se constrói sobre a base da exploração dos trabalhadores e a comercialização de tudo em benefício de poderosos interesses.

É uma grande hipocrisia e uma provocação o fato de que os principais responsáveis por este crime contínuo, os governos e os partidos do SYRIZA e ANEL hoje, da ND e do PASOK no passado, estão derramando lágrimas de crocodilo pelo sofrimento e pela destruição.

A política que sacrifica a vida e o meio ambiente em favor dos lucros dos grupos empresariais é a mesma responsável por cortar os salários e as pensões, que derruba direitos trabalhistas, sociais e da seguridade.

Dimitris Koutsoumpas, depois de apresentar detalhadamente as posições do KKE para o alívio e apoio aos atingidos pelos incêndios, destacou que o povo não deve se conformar com a barbárie atual, ou seja, que se percam vidas humanas em incêndios e inundações como no ano de 2018. Destacou que a destruição atual pode ser revertida. As necessidades populares básicas podem ser satisfeitas em sua totalidade mediante a planificação científica central, no marco do poder operário.

É preciso fortalecer o movimento que reivindica obras de infraestrutura a serviço das necessidades populares, vinculado à luta que se desenvolve contra os grandes problemas que atormentam o povo, em uma grande aliança social que tenha em ponto de mira a atual via bárbara de desenvolvimento, o Estado burguês apodrecido, o próprio sistema capitalista e os partidos e as lideranças que o servem.

Referindo-se às responsabilidades do governo de coalizão do SYRIZA “de esquerdas” e do ANEL “patriótico”, destacou:

“Quantas coisas escutamos todos os dias…

Que o governo com apenas 3,5 anos de vida supostamente não teve tempo para mudar a péssima situação que criaram os governos anteriores.

De fato, veem nisso sua responsabilidade política.

No entanto, nestes 3,5 anos, o governo:

– Teve tempo para aprovar dezenas de leis no marco do memorando.

– Teve tempo para cortar salários, pensões e subsídios.

– Teve tempo para reduzir o financiamento do setor da proteção florestal e da extinção de incêndios, chegando ao ponto de destinar ao Serviço Florestal 0,035% do orçamento estatal (NdT: 118,8 milhões de euros), enquanto para o armamento da OTAN destina 2% do PIB, aproximadamente 4.000 milhões de euros.

– Além disso, o governo teve tempo para enviar 700 bombeiros para proteger os aeroportos privatizados, os quais foram vendidos ao “Fraport” alemão, enfraquecendo ainda mais o Corpo de Bombeiros.

– E, também, teve tempo para repudiar as emendas à legislação propostas pelo KKE com relação à conversão dos convênios temporários de todos os bombeiros em permanentes.

Portanto, o problema não é que não tiveram tempo, mas o que escolheram fazer. Simplesmente porque continuaram no caminho desastroso que prepararam os governos anteriores.

Porque, enfim, são a representação política dos mesmos grandes interesses empresariais ilícitos”.

Fonte: http://es.kke.gr/es/articles/Concentracion-del-KKE-con-respecto-a-los-devastadores-incendios-Lucha-contra-la-politica-que-convierte-la-vida-del-pueblo-en-cenizas

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)