PCB-RN dialoga com lideranças indígenas Tapuias-Paiacús em Apodi

imagemComitê Regional do PCB – RN

No último sábado, dia 15-09, o PCB foi ao município de Apodi, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, cerca de 340 Km da capital Natal, para um diálogo com lideranças indígenas da etnia Tapuia-Paiacú.

O diálogo ocorreu no Museu do Índio Luiza Cantofa, sendo apresentada a história de sua constituição, o significado de algumas das suas relíquias e o objetivo de resgatar e preservar a cultura do Povo Indígena Tapuia-Paiacú.

Além do acervo com peças seculares e milenares, há um Cocar que foi utilizado no processo de luta de 2017 que reivindicava a reabertura da sede da FUNAI no RN. O adorno é mantido como uma lembrança simbólica da participação ativa dos Tapuias-Paiacús na vitória dessa luta organizada do movimento indígena do nosso estado.

Foi apresentada ainda a trajetória de resistência desse povo, bem como suas principais dificuldades e enfrentamentos na contemporaneidade: sendo os mais urgentes a questão da água e a demarcação do seu Território Indígena Tradicional.

No diálogo, também foi discorrido um pouco da história do Partido Comunista Brasileiro (PCB), suas principais bandeiras de lutas, seu modo de atuação política (que busca sempre a organização da luta no campo da esquerda combativa, prezando pela unidade) e o seu entendimento das potencialidades do processo eleitoral.

Houve uma boa receptividade por parte das lideranças Tapuias-Paiacús em relação às candidaturas que apoiamos e construímos: a do professor Robério Paulino, para Deputado Estadual, e a de Boulos & Guajajara à Presidência da República. Sobretudo, um reconhecimento da importância de construirmos candidaturas que agreguem forças que apontam para o socialismo e que possam servir como ponto de apoio para as lutas do movimento indígena em suas pautas específicas.

O PCB segue construindo candidaturas populares, estreitando laços de solidariedade e buscando dar sua contribuição na organização das lutas!

Somamo-nos às bandeiras de lutas com os guerreiros povos originários de Apodi!

Viva a resistência do Povo Indígena Tapuia-Paiacú!

Demarcação de Terras Indígenas Já!

Pelo Poder Popular!