PCU condena Almagro (OEA) e ameaça de invasão à Venezuela

imagemDECLARAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DO URUGUAI – 15 de setembro de 2018

Ante as gravíssimas declarações do secretário geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, que disse na sexta-feira, dia 14/09, na Colômbia: “quanto a uma intervenção militar para derrubar o regime de Maduro, eu creio que não devemos descartar nenhuma opção”.

O Partido Comunista do Uruguai (PCU) expressa:

Seu mais firme repúdio a esta nova mostra de servilismo e irresponsabilidade de Almagro, transformado há muito tempo em um peão do imperialismo ianque, a serviço das piores coisas.

Que Almagro atua como operador de Trump, Pompeo e dos planos explicitamente anunciados pelo chefe do Pentágono, no mesmo país, Colômbia, que acaba de entrar na OTAN e tem bases militares ianques em seu território.

Que responsabilizamos Almagro por qualquer agressão que se produza e por suas consequências para o povo venezuelano e para a paz no continente.

Que estas manifestações confirmam que a OEA, como ao longo de toda sua história, só é um instrumento de desestabilização e agressão e um perigo para a paz e a democracia.

Que somente mantendo e fortalecendo as experiências de unidade e integração latino-americanas como a UNASUL e a CELAC é possível construir a independência e a paz para nossos países e povos.

Que o PCU exige, publicamente, a expulsão de Almagro de nossa Frente Ampla, porque sua conduta promovendo a guerra e a agressão contra um povo irmão viola os princípios históricos da política internacional de nosso país e os da Frente Ampla, de defesa da paz, da soberania e da autodeterminação dos povos.

Que o PCU promoverá pronunciamentos, assim como da FA e de nosso governo, de condenação à conduta de Almagro e aos planos do imperialismo ianque.

Que o PCU chama o conjunto do nosso partido a organizar a solidariedade com o povo irmão da Venezuela e repudiar qualquer tentativa de agressão ianque ou de seus mensageiros que formam o Grupo de Lima.

15 de setembro de 2018

Comitê Executivo Nacional

Partido Comunista do Uruguai

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://www.pcu.org.uy/index.php/noticias/item/2633-declaracion-del-pcu-condena-a-almagro-y-su-propuesta-de-invasion-a-venezuela-15-9-2018