O sufrágio feminino brasileiro e o voto nas candidatas do PCB

imagemColetivo Feminista Classista Ana Montenegro

A luta pelo sufrágio feminino no Brasil durou mais de quarenta anos. Os primeiros sinais que demarcaram seu início podem ser percebidos em 1891. Em 1927 tivemos o primeiro fatídico episódio brasileiro, ocorrido no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, onde, bravamente, uma professora, Celina Guimarães Viana, foi autorizada pelo então governador a votar naquele ano – mesmo tendo seu voto cassado posteriormente, o que, ainda assim, configurou um ato histórico de resistência e pioneirismo.

Porém, só em 24 de fevereiro de 1932 o sufrágio foi legitimado pela Constituição Federal da época. Ocorre que, com restrições. Isto porque, de início, na década de 30, somente poderiam votar mulheres casadas – quando autorizadas pelos maridos – e as solteiras e viúvas que detinham renda própria. Logo, notam-se características de uma conquista, mesmo que de supra importância, burguesa e liberal, pautada no casamento, na renda e na propriedade. Tais restrições foram legalmente eliminadas do Código Eleitoral dois anos depois da conquista, mas foi apenas em 1946 que a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres de toda classe.

Anos mais tarde, com um golpe empresarial-militar que durou mais de duas décadas, a redemocratização de 1988 foi cenário de um país abalado em sua história e afogado em dúvidas: nesse momento crucial, quem nos representaria? Trinta anos depois, no atual 2018, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – apontou que, mesmo sendo 52% do eleitorado brasileiro composto por mulheres, o número de eleitoras politicamente ativas – de candidatas e de mulheres que ocupam posições políticas – é extremamente baixo e, quando eleitas mulheres que nos representam enquanto classe e que não têm medo de levantar nossas bandeiras relativas a trabalho, sexualidade, reprodução e violência, como Marielle Franco – vereadora, negra, lésbica, mãe solteira, que denunciava frequentemente o abuso de autoridade policial no Rio de Janeiro – são brutalmente executadas, silenciadas e ameaçadas.

São em momentos como esse que entendemos a extrema necessidade de nos posicionarmos, elegendo candidaturas que, como nós, lutarão para o progresso de nossos direitos e não pelo retrocesso de nossas conquistas históricas. Precisamos mostrar à nossa classe – onde metade demonstra desinformação quanto às candidaturas postas e o funcionamento das políticas públicas e estatais existentes – que temos número e capacidade total de colocarmos no Senado, na Câmara e na Presidência, militantes dispostas a lutar conosco contra os ataques à democracia e aos ideais conservadores – para além das eleições e dos limites do Estado e da legislação burguesa. Sem medo de mudar o Brasil, pela defesa dos povos oprimidos explorados e pela defesa da classe trabalhadora, é que se encontram a verdadeira sustentação de todo o país e a legitimidade do sufrágio a duras penas conquistado.

Assim, para nós do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, devemos tomar de assalto os espaços políticos, deliberativos e de enfrentamento popular, rompendo com o afastamento secular das mulheres da vida pública, onde, mesmo inserida no mundo do trabalho produtivo e tendo conquistado uma igualdade relativa e meramente legislativa, sua participação em espaços políticos ainda é muito singela. Afinal, a luta política das mulheres negras, indígenas, transexuais, comunistas e etc., é sempre apagada na história oficial, silenciada e escondida pela história de seus companheiros e, muitas vezes, absorvidas pelas tarefas burocráticas e organizacionais.

Estamos na luta há muitos anos, porém, com maior força nesse momento presente suplicamos: devemos romper com o silêncio e nos portarmos às ruas. Nas urnas, sem mobilização por medo ou culpa, nossas candidaturas devem ser revolucionárias e classistas.

Estamos com candidaturas pelo Brasil todo. Temos candidatos e candidatas ao Senado, a deputados estaduais e federais. Pessoas de diversas idades, credos, etnias, gêneros. Somos uma partido bem diverso e que comporta o melhor da nossa classe. Votar no PCB é votar em alternativas reais de luta!

Veja as opções abaixo:
Amapá
imagem
Goiás
imagem
imagem
Minas
imagem
imagem
imagem
Pernambuco
imagem
Piauí
imagem
Rio de Janeiro
imagem
imagem
Rio Grande do Sul
imagem
Roraima
imagem
imagem
Santa Catarina
imagem
SÃO PAULO
imagem