A farsa judicial como ataque ao processo de paz na Colômbia

imagemPCB ASSOCIA-SE À LUTA CONTRA A PERSEGUIÇÃO À ADVOGADA JULY MILENA HENRÍQUEZ ZAMPAYO, MILITANTE PELOS DIREITOS HUMANOS NA COLÔMBIA

Diante da perseguição aos defensores de Direitos Humanos na Colômbia rechaçamos a perseguição judicial contra July Milena Henríquez Zampayo e a intenção de sabotar o processo de paz na Colômbia.

Ainda que na Colômbia a perseguição estatal e paraestatal contra os defensores de DDHH não seja algo novo, era esperado que depois de firmar os acordos de paz, a atitude do Governo colombiano não fosse a criminalização, as prisões e a morte. No entanto, todos os dias aparecem ataques ao processo de paz como os assassinatos de líderes sociais e camponeses pelos paramilitares, perseguição judicial a defensores de DDHH e a ilegitimação midiática das lutas populares.

Como exemplo está o recente caso da companheira July Henríquez Zampayo, que atualmente desempenha o papel de funcionária contratada pela Secretaria Executiva da Jurisdição Especial de Paz – JEP (Justiça transicional nascida do acordo de paz entre as FARC-EP e o Governo Nacional), contra quem hoje a Procuradoria colombiana armou uma farsa judicial com a qual pretende imputar delitos de falsidade de documentos para prendê-la.

A farsa judicial é evidente: sua militância a favor dos Direitos Humanos já havia sido criminalizada constantemente pelos partidos e jornais da ultradireita, ao ponto de, em alguns casos, pôr em risco sua própria vida e, neste caso, sua liberdade através da grosseira montagem judicial criada pela Procuradoria Geral da Nação (controlada por um destes partidos).

July Henríquez Zampayo é advogada formada pela Universidade do Atlântico. Defensora de Direitos Humanos e de Prisioneiras e Prisioneiros Políticos na Colômbia durante 11 anos. Especialista em Litígio Penal, Penitenciário, Administrativo e Situações de Violência de Gênero. Diretora da Fundação Laços de Dignidade – Organização de DDHH. Candidata a Mestre em DDHH na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia com sede em Bogotá.