Voto nulo para governador do Rio Grande do Sul

imagemO processo eleitoral de 2018 está sendo atravessado pela ofensiva reacionária com forte apelo fascista e autoritário. A grande maioria dos candidatos eleitos: burgueses, banqueiros, latifundiários e militares, representam o que se tem de mais atrasado na sociedade, desde o cerceamento das restritas liberdades conquistadas ao longo da história brasileira, como também uma intensa agenda de ataques aos direitos sociais do povo trabalhador, através dos cortes de orçamento público, privatizações, terceirização, reforma trabalhista, reforma da previdência e diversas outras medidas que somente causarão consequências terríveis para o povo trabalhador.

No RS, os dois candidatos que disputam o 2º turno das eleições para o governo do Estado são representantes dessas políticas que prejudicam as condições de vida, trabalho e estudo dos gaúchos e gaúchas. Sartori (MDB) em 4 anos de governo não realizou nenhuma medida que atendesse aos interesses do povo trabalhador, somente desmonte e precarização do serviço público, parcelamento de salários, privatizações e só não avançou ainda mais nessa agenda por conta das lutas sociais promovidas pela classe trabalhadora no Estado. Eduardo Leite (PSDB), em seu programa de governo, apresenta exatamente as mesmas medidas, o mesmo projeto do MDB que nada interessa ao povo. Enquanto prefeito de Pelotas-RS, foi negligente com as denúncias de que os resultados dos exames pré-câncer (papanicolau) estavam sendo fraudados, ocasionando inclusive mortes de mulheres que não haviam sido diagnosticadas corretamente. Sem contar as diversas formas de privatização e terceirização implementadas no serviço público da cidade. Eduardo Leite nunca pagou o piso salarial do magistério para professores e professoras do município.

Portanto, sendo dois candidatos com o mesmo projeto destrutivo para o povo trabalhador gaúcho, o PCB decide que a melhor forma de enfrentar o governo, seja do PSDB ou do MDB, é nas lutas e nas ruas, posicionando-se pelo VOTO NULO para o segundo turno das eleições no Rio Grande do Sul. A classe trabalhadora não pode apoiar estes projetos e nem estes governos, permaneceremos lutando contra o fascismo, contra as políticas da direita, contra toda forma de opressão e em defesa das liberdades democráticas, #EleNão #EleNunca.

Comitê Regional do PCB no RS

Porto Alegre, 9 de outubro de 2018

https://pcbrs.blogspot.com/2018/10/voto-nulo-para-governador-do-rio-grande.html