Repúdio à ação truculenta da Justiça Eleitoral na UCP

imagemESTUDANTES DA UCP SÃO EXPULSOS DE DENTRO DA UNIVERSIDADE PELO TRE-RJ, QUE PROIBIU REALIZAÇÃO DE PLENÁRIA EM DEFESA DA DEMOCRACIA!

No último dia 24/10, estudantes da Universidade Católica de Petrópolis (RJ) que realizavam uma plenária em defesa da democracia foram surpreendidos por agentes do TRE -RJ e, de forma antidemocrática, foram EXPULSOS de dentro da universidade.

Diziam que defender a democracia seria defender o candidato Fernando Haddad, o que prejudicaria o candidato contrário, que era chamado de fascista. Não devemos ter dúvida que a parcialidade do TRE mostra que, cada vez mais, devemos construir a frente democrática em favor de todos no nosso país.

Tivemos companheiros ameaçados, com seus dados divulgados de maneira arbitrária, mostrando claramente uma perseguição aberta àqueles que lutam pela democracia. Os estudantes da UCP foram EXPULSOS da universidade em que estudam e obrigados a realizar a plenária pela DEMOCRACIA na porta da universidade, do lado de fora.

Entre os argumentos utilizados, diziam que um candidato representava a democracia e outro não. Ora, sabemos disso! Por isso, mais de cem estudantes se colocaram ao lado de fora da UCP para resistir ao avanço do autoritarismo e defender uma candidatura democrática, representada pelo candidato do PT, Professor Fernando Haddad.

Contra as tentativas de intimidar e silenciar a voz dos estudantes, foi aprovada uma nota em defesa dos direitos humanos, dos LGBTs, negros(as), mulheres, e contra qualquer tentativa de atentado a democracia. Denunciamos essa ação arbitrária em uma universidade privada, onde centenas desses estudantes só conseguiram chegar até aqui por meio de programas sociais tais como o ProUni e o Fies.

Repudiamos e alertamos a todos que essas ações podem vir a se tornar constantes, com ameaças ao livre pensamento democrático. Chamamos uma frente ampla e democrática para compor uma resistência contra o autoritarismo.

Somos solidários a todos que já foram perseguidos. Enfrentaremos esses tempos de ódio, com esperança e amor.

Por fim, esperamos uma posição formal da Reitoria da UCP sobre o ocorrido.

Resistimos e venceremos!

#NaoAPerseguição
#DitaduraNuncaMais
#DemocraciaSim
#HaddadSim

ASSINAM ESSA NOTA:

MOVIMENTO UCP PARA ALÉM DOS MUROS.
DCE UCP
UNE
UBES
APE
9 DE JUNHO
UJC
Diretório acadêmico Leonardo Candu – História
Diretório acadêmico de relações internacionais da UCP
Diretório acadêmico de Pedagogia da UCP
UCP
UJS
SINPRO-Petrópolis
Roda cultural do CDC
Rua juventude anticapitalista
Coletivo a
MUP Petrópolis
Levante Popular da Juventude

#EleNão vai nos calar – Nota da UNE

Nota Oficial da União Nacional dos Estudantes