Toda a solidariedade à luta dos comunistas poloneses

imagemO Partido Comunista Brasileiro manifesta seu mais veemente repúdio à perseguição ao Partido Comunista da Polônia, que vem sendo imposta pelo governo polonês, e se soma às inúmeras manifestações que vêm sendo promovidas, em todo o mundo, pelo movimento comunista e por diversas correntes e grupos democráticos e antifascistas em defesa dos comunistas poloneses.

Essa perseguição é parte de uma ampla campanha que visa a sufocar a atuação das forças progressistas que lutam pelos direitos dos trabalhadores e dos setores populares naquele país. A ação repressiva do governo polonês tem, como foco e objetivo, proibir a existência do Partido Comunista da Polônia, o uso de seus símbolos e a difusão das ideias e propostas dos comunistas poloneses na defesa dos interesses da classe trabalhadora e na luta pela construção do Socialismo. Há quase três anos, membros da equipe editorial do jornal Brzask vêm sendo processados judicialmente sob o falso pretexto de fazer propaganda em favor de um “sistema totalitário”.

Não podemos admitir que, na Polônia ou em qualquer outro país, os comunistas sejam impedidos de defender sua ideias em prol dos trabalhadores e da construção de uma sociedade justa e igualitária. Essas ações persecutórias, promovidas por grupos reacionários e fascistas financiados por corporações capitalistas, não podem ser legitimadas ou justificadas de maneira alguma! O PCB condena de forma veemente tais ações anticomunistas e exige a suspensão imediata de todas as formas de perseguição contra o Partido Comunista da Polônia e seus membros. Conclamamos as forças e os partidos democráticos, comunistas e progressistas brasileiros que se pronunciem na defesa dos direitos civis e democráticos dos camaradas poloneses.

Partido Comunista Brasileiro, 6 / 12 / 2018