Moção de Solidariedade ao Povo Colombiano

É muito grave a violação sistemática dos Direitos Humanos, nos casos de tortura, ameaça, desaparecimento e execuções extrajudiciais que as cúpulas militares apresentam como inimigos mortos em combate. Quatrocentos e setenta e quatro sindicalistas foram assassinados nos quase sete anos de governo de Uribe.

No campo, o conflito provocou três milhões e meio de refugiados nas periferias das grandes cidades e exilados no exterior. São os trabalhadores os que mais sofrem com essa política de repressão, condenada internacionalmente nos casos da Minga (Mobilização) Nacional Indígena e a greve dos cortadores de cana de açúcar, cujos efeitos derivados intensificam o desemprego, a carestia e a precarização do trabalho.

A política de “linha dura” da ultra-direita colombiana levada a cabo nos últimos seis anos – materializada no Plano Colômbia e suas diversas variantes, patrocinados e financiados pelos governos Clinton y Bush -, não apenas não resolveu o conflito pela força, como o prolongou para justificar o crescente intervencionismo militar dos Estados Unidos na América Latina, e integrar, inconstitucionalmente, o conjunto da sociedade à guerra interna, tentando ainda estendê-la aos países limítrofes. Destaca-se aqui o grande isolamento de Uribe e de seu mentor, Bush, com o repúdio de nossos povos à política de guerras preventivas na América Latina.

Mais que nunca, é preciso apoiar a luta do povo colombiano por sua libertação nacional e social, e pela paz democrática. É o que anseiam amplos setores da sociedade colombiana. O 10º Encontro expressa seu apoio ao intercâmbio de correspondências dos intelectuais e personalidades da Colômbia com as Farc, como uma forma de comunicação aberta e franca a favor da paz. A solução política negociada exige o compromisso, acompanhamento e facilitação das forças democráticas e dos governos amigos do continente e do mundo para abrir caminhos à paz necessária, à autodeterminação, ao progresso e às mudanças democráticas e sociais profundas.

São Paulo, Brasil, 23 de novembro de 2008.