Em defesa da soberania do povo venezuelano!

imagemNota da Comissão Política Nacional do PCB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público condenar de forma veemente a tentativa de ingerência imperialista da administração Trump (EUA) e da OEA (Organização dos Estados Americanos), em conluio com as forças reacionárias da Venezuela, contra a soberania do povo venezuelano e seu direito de decidir democraticamente sobre os destinos do país.

O PCB considera haver em curso um processo golpista com a ilegítima proclamação de Juan Guaidó como Presidente da Venezuela, acompanhada do desconhecimento, pela Assembleia Nacional, dominada por políticos de direita, do Presidente Nicolás Maduro, eleito diretamente pelo povo venezuelano, em processo francamente democrático ocorrido em maio de 2018.

É inaceitável o reconhecimento de vários governantes estrangeiros ao golpista Guaidó, a exemplo do que fez de imediato o reacionário presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Tais dirigentes atuam como fantoches do imperialismo estadunidense e defendem a derrubada do Presidente Maduro, para destruir o processo bolivariano de conquistas sociais e impor um regime que pretende saquear os recursos naturais, humanos e econômicos existentes na Venezuela, com destaque para o petróleo.

A crise econômica que atinge o povo venezuelano é, em grande parte, resultante das ações desestabilizadoras promovidas pelo imperialismo estadunidense, pelos governos a ele subservientes na América Latina e pela direita da Venezuela, que se utilizam inclusive de métodos terroristas, como a tentativa de assassinato do Presidente Maduro em agosto de 2018.

Os últimos processos eleitorais na Venezuela, tanto para a Assembleia Nacional Constituinte, que obteve muito mais votos do que os conquistados pelos parlamentares da Assembleia que hoje assume claramente sua face golpista, quanto para a presidência da República, demonstraram a opção do povo venezuelano, que deseja manter e aprofundar a Revolução Bolivariana e não retroceder à condição anterior de nação submissa ao imperialismo. Tal opção também se verifica através das manifestações populares, nas ruas de Caracas e em outras regiões do país, de apoio a Maduro e contrárias à ingerência externa na vida dos venezuelanos.

Somente o povo e a classe trabalhadora da Venezuela têm o direito de decidir sobre seu destino, mais ninguém. Repudiamos as investidas do imperialismo e de seus fantoches e declaramos irrestrita solidariedade ao povo e ao governo venezuelanos, na certeza de que saberão, mais uma vez, resistir a esses covardes ataques e avançar no caminho para construir uma sociedade capaz de superar o capitalismo, as desigualdades sociais e a exploração imperialista.

Todo apoio à luta do povo, da classe trabalhadora e do campesinato venezuelanos em respeito a sua soberania e autodeterminação! Nossa solidariedade, em especial, para com o Partido Comunista da Venezuela!

Imperialistas, tirem as mãos da Venezuela!

Comissão Política Nacional do PCB

Fonte da imagem:

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/01/23/venezuela-rompe-relaciones-diplomaticas-y-politicas-con-estados-unidos/