Nada novo de novo: outro crime anunciado da Vale S/A

imagempor Filipe Bezerra dos Santos – PCB de Santa Catarina

O ano de 2019 se inicia com mais uma notícia trágica para os brasileiros. A barragem de Brumadinho, localizada no estado de Minas Gerais, sofreu com mais um crime ambiental, protagonizado, de novo, pela empresa VALE S/A, que ficou conhecida nacionalmente pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada em Mariana-MG.

Na época, a empresa responsável foi a Samarco Mineradora S.A., cujos proprietários são a VALE S.A e a BHP Billition. Naquela ocasião, o vazamento não arrastou apenas 47 milhões de m³ de lama, poluindo o Rio Doce e seus afluentes e a mata, mas também levou 19 vítimas fatais e milhares de desalojados que perderam tudo, como casa, trabalho, água e a paz.

No início da tarde de 25/01, a barragem que estourou foi a de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. A mina desta vez foi a do Córrego do Feijão e seus rejeitos até o momento já atingiram estradas, casas, plantações e o Rio Paraopeba. Não há, ainda, muitas informações, mas sabe-se que o mar de lama, além de ter destruído principalmente casas, deixou ao menos duas pessoas feridas, que foram resgatados de helicóptero. Além disso, algumas prefeituras já emitiram alerta para a população evacuar de regiões próximas ao leito do rio, e a rodovia que leva até Brumadinho encontra-se interditada. Próximo ao local, encontra-se o Instituto Inhotim, que, por questão de segurança, foi evacuado.

Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a barragem tem capacidade para 1 milhão de m³ de rejeitos, que agora serão derramados sobre o Rio Paraopeba, colocando em risco o abastecimento de milhares de famílias em mais de 48 municípios da Bacia do Paraopeba. Vale salientar que todos este acontecimento não espanta ninguém, nem aos donos da VALE S.A., nem aos governantes e muito menos à população que foi atingida.

A tragédia/crime que está ocorrendo é mais um caso anunciado, principalmente pelos movimentos sociais e em especial o MAB, que faz mobilizações a respeito da exploração dessas áreas e o risco que causam, ainda mais com a tamanha irresponsabilidade destas empresas perante o processo de armazenamento desses rejeitos, pois muitas vezes é depositado muito mais do que a capacidade real das barragens. É o lucro acima da vida humana e do meio ambiente. Empresas como estas lucram bilhões em cima da exploração das nossas riquezas naturais e em contrapartida não sobra nada para o nosso povo, no máximo um mar de lama que atormenta a vida de comunidades que moram e sobrevivem próximas a estas mineradoras e barragens.

Por ora, devemos prestar solidariedade às famílias atingidas, apoiar as mobilizações do MAB, bem como fortalecer o movimento e sua luta. Acima de tudo é preciso denunciar mais um crime mais do que esperado que acontece em nosso país e cobrar das autoridades e nas ruas a punição real destas empresas. É necessário lutar em defesa das nossas riquezas e sua utilização em favor da classe trabalhadora e do povo, e não em benefício do lucro capitalista.

Barragem se rompe em Brumadinho (MG) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

NÃO FOI ACIDENTE, A VALE MATOU RIO, MATOU BICHO E MATOU GENTE!

Informações adicionais: A defensoria pública de Minas Gerais está em brumadinho para atender a população. Plantão de Atendimento ocorrerá durante toda a sexta e todo final de semana podendo entrar em contato através do número/whatsapp: (31) 99619-9756

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-e-defesa-civil-sao-mobilizados-para-chamada-de-rompimento-de-barragem-em-brumadinho-na-grande-bh.ghtml

https://www.mabnacional.org.br/noticia/mais-uma-trag-dia-anunciada

1 Ano de Lama e Luta: atingidos marcham por justiça em Bento Rodrigues

https://www.brasildefato.com.br/2019/01/25/minuto-a-minuto-or-acompanhe-a-cobertura-sobre-o-rompimento-da-barragem-em-brumadinho/

Categoria
Tag