Solidariedade com a Venezuela

O processo revolucionário, político, social e cultural, que se desenvolve na Venezuela tem sido e é objeto de constantes ameaças, pressões e ações de ingerência do imperialismo, particularmente o estadunidense, com a intenção de desestabilizar o governo legítimo e democrático encabeçado pelo Presidente Hugo Rafael Chávez Frías.

Estas agressões imperialistas buscam reverter as políticas do governo bolivariano dirigidas a atender as historicamente postergadas demandas populares, romper os mecanismos de dominação do imperialismo, criar as bases para um desenvolvimento soberano, construir a mais ampla unidade dos povos latino-americanos ecaribenhos, avançar na mudança a favor dos trabalhadores na correlação internacional de forças, para contribuir na construção do Socialismo.

Enquanto a classe obreira e os setores populares em muitos países perdem de maneira acelerada conquistas sociais históricas, na Venezuela aumenta o acesso à saúde e à educação gratuitas, públicas e de qualidade, fortalecendo a segurança social do povo, e avançam embrionários e concretos processos de construção do poder popular.

Neste contexto, o 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Obreiros, realizado em Atenas entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2011, sob o lema “O SOCIALISMO É O FUTURO!”, manifesta:

1. -Saudamos a luta coordenada dos povos da América Latina e Caribe, assim como os avanços que têm por objetivo romper as correntes da dependência política, econômica, cultural e militar que exercem as forças imperialistas, especialmente o imperialismo estadunidense.

2. – Expressamos toda nossa solidariedade com a classe obreira, o povo trabalhador venezuelano e sua vanguarda classista, o Partido Comunista da Venezuela, frente às constantes e sistemáticas ameaças, pressões e ações de ingerência do imperialismo estadunidense e seus aliados europeus.

3.- Estamos comprometidos a incrementar em nossos países o desenvolvimento de jornadas de solidariedade com o povo venezuelano, com seu processo revolucionário e com o governo bolivariano; e contra-restar as campanhas de desinformação e tergiversação promovidas pelos meios de comunicação à serviço do capitalismo.

Atenas, 11 de Dezembro de 2011.