A verdade sobre as mortíferas ações de Israel em Gaza

imagemSaeb Erekat*

ODIARIO.INFO

Os crimes cometidos por Israel contra o povo palestino não são apenas objeto de condenação por parte de organizações de defesa dos direitos humanos em todo o mundo. São também por parte da ONU, e o direito do povo palestino a uma Palestina livre e independente é reconhecido pela própria União Europeia. Mas persiste uma inaceitável distância entre esse reconhecimento e a tomada de medidas políticas efetivas que ponham fim a décadas de ocupação, opressão e genocídio.

O veredito condenatório da ONU sobre os protestos de 2018 em Gaza deveria levar a comunidade internacional a acabar com a ocupação israelense. Uma investigação da ONU sobre os protestos de 2018 em Gaza concluiu que tropas israelenses e seus comandantes podem ter cometido crimes de guerra ou crimes contra a humanidade. A comissão de inquérito do conselho de direitos humanos descobriu que os militares usaram intencionalmente munição real contra civis, que incluíam crianças, mulheres, jornalistas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiências.

Os números são reveladores: mais de 6 mil pessoas foram feridas por balas israelenses, com 183 mortes. Prestigiadas organizações de direitos humanos, como Human Rights Watch, B’Tselem e Al-Haq já haviam denunciado essa política, com B’Tselem apelando aos soldados israelenses a que não obedecessem a ordens para disparar contra civis. O povo da Palestina ainda se interroga sobre se tais revelações serão usadas pela comunidade internacional para implementar políticas destinadas a acabar com a ocupação israelita, ou se o negócio continua como é habitual.

O assassinato de civis palestinos durante o ano de 2018 faz parte de uma longa lista de crimes e violações israelitas em curso. Israel, a potência ocupante, frequentemente denuncia qualquer reportagem sobre o tratamento dado ao povo da Palestina – indo ao ponto de exigir a expulsão do representante da Human Rights Watch e recusando acesso aos territórios ocupados às comissões de inquérito da ONU ou aos relatores especiais.

Há muito tempo que Israel vem visando organizações da sociedade civil palestina e ativistas de direitos humanos por exporem a sua continuada política de colonização que nega o direito do povo palestino a ser livre. Infelizmente, se os membros da comunidade internacional não agirem, os resultados desta comissão de inquérito serão eventualmente adicionados a outras investigações – incluindo o recém-lançado relatório da UE sobre a construção de colonatos israelenses – e Israel continuará a violar o direito internacional e as resoluções da ONU graças à cumplicidade de vários estados membros da ONU.

A UE, principal parceiro comercial de Israel, tem uma posição consistente no sentido de acabar com a ocupação israelita da Palestina – reafirmada num comunicado da cimeira Árabe-UE em Sharm el-Sheikh no mês passado. Mas Israel também sabe que, entre seus principais parceiros comerciais, e particularmente dentro da UE, produtos provenientes de assentamentos coloniais ilegais no território ocupado não estão a ser rotulados, já para não se falar em banidos. E enquanto os colonos israelitas desfrutam do benefício da entrada sem visto na Europa, palestinos que vivem a poucos metros de distância ainda precisam deles. De fato, nenhum dos países que afirmam estar preocupados com a “justiça” deu um passo significativo no sentido de responsabilizar Israel pelos seus crimes e violações de décadas.

O que vemos no terreno reflete uma profunda cultura de impunidade. Vemos empresas internacionais trabalhando em colonatos israelitas; países continuarem a vender armas a Israel apesar das suas repetidas violações do direito internacional humanitário; um aumento no turismo em colonatos, que contribui para o empreendimento ilegal de assentamentos coloniais. Paralelamente, o roubo de recursos naturais por Israel e o controlo efetivo de todos os aspectos da vida palestina incluindo o registro populacional, mostram claramente como o direito dos palestinos à autodeterminação é diariamente violado.

Existe uma responsabilidade legal e moral para a comunidade internacional empreender medidas decisivas para fazer respeitar o direito internacional, as resoluções da ONU e os direitos humanos na Palestina. Isto é mais importante agora, quando a administração Trump nos EUA está a intensificar as suas políticas contra o nosso povo. Entre outras medidas, e de acordo com a resolução 31/36, reiteramos o nosso apelo ao comissário de direitos humanos da ONU para tornar pública a base de dados de empresas envolvidas na ocupação israelense.

Há agora uma oportunidade de enviar a mensagem certa sobre a ocupação israelita aos próximos debates do Conselho de Direitos Humanos – e dar os passos há muito esperados em direção a uma paz justa e duradoura afirmando os direitos inalienáveis do povo palestino.

*O Dr. Saeb Erekat é o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina

Fonte: https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/12/israel-gaza-un-2018-protests-occupation

Photograph: Said Khatib/AFP/Getty Images